
SÃO LUÍS, 25 de julho de 2023 – A Prefeitura de São Luís, por meio do Programa Recicla São Luís, lançou nessa terça (25) as operações de Compostagem Orgânica, fortalecendo a agricultura familiar e a sustentabilidade na Zona Rural da capital.
O prefeito Eduardo Braide destacou a importância dessa iniciativa para uma São Luís mais sustentável, promovendo o desenvolvimento econômico e a conscientização sobre o uso adequado dos recursos naturais. “Eu sempre disse que teria um olhar especial para a Zona Rural de São Luís, e isso tem se concretizado. A entrega dessa compostagem representa a consolidação de uma São Luís sustentável. Com essa iniciativa, a economia ganha força, permitindo que o ciclo correto de produção e aproveitamento de recursos se estabeleça”, afirmou.
O processo de compostagem terá início nas feiras livres, onde serão coletados resíduos orgânicos, como frutas, legumes e verduras, além dos restos de poda das árvores e capina, que serão transformados em adubo natural. Essa coleta é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
No Centro Ambiental Ribeira, será realizado o processo de compostagem, promovendo a sustentabilidade e o correto gerenciamento dos resíduos orgânicos na cidade. As entregas de adubo foram feitas a agricultores familiares de quatro comunidades da Zona Rural, totalizando 40 toneladas de adubo fornecidas.
O Projeto Compostagem Orgânica do Programa Recicla São Luís utiliza o método de compostagem UFSC, adequado para ambientes urbanos, e tem capacidade para produzir 360.000 kg de composto orgânico por ano. O Pátio de Compostagem da Ribeira é um equipamento essencial, com ações de educação ambiental e comunicação social voltadas para o gerenciamento adequado dos resíduos orgânicos compostáveis.
Na oportunidade, o prefeito destacou que a iniciativa da Prefeitura busca promover uma cidade mais sustentável, beneficiando a agricultura familiar, fortalecendo a economia e cuidando do meio ambiente. “Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto envolvendo diversas secretarias municipais e mostra que a Zona Rural produz e fornece produtos de qualidade para nossa cidade”, pontuou.
A compostagem é uma importante estratégia para reduzir a quantidade de resíduos orgânicos enviados para aterros sanitários, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a construção de uma cidade mais resiliente e sustentável para as gerações futuras.
Eduardo Braide lembrou também de outros benefícios que a Zona Rural recebeu sob sua gestão, como asfaltamento e iluminação de LED. “Continuaremos trabalhando para que ela prospere cada vez mais, beneficiando toda a comunidade, em um compromisso firme de promover o desenvolvimento sustentável e proporcionar um futuro melhor para todos os cidadãos de São Luís”, finalizou.