MARANHÃO, 05 de novembro de 2024 – O deputado estadual Wellington do Curso usou o pequeno expediente da Assembleia Legislativa do Maranhão nesta terça (5) para cobrar ao governo estadual e à Prefeitura de São Luís que apresentem um cronograma para o concurso público de professores, seguindo decisão judicial que obriga ambos a realizar a seleção.
Wellington cobrou a definição do número de vagas e a publicação do cronograma, enfatizando a importância do concurso tanto para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) quanto para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
DEMANDAS NA SEGURANÇA PÚBLICA
Outro ponto abordado foi a nomeação de 350 aprovados nos concursos da Polícia Militar, ainda pendente de publicação no Diário Oficial. Wellington frisou que o governo anunciou as nomeações há quatro meses, mas ainda não as formalizou.
Ele defendeu também a realização de um novo concurso para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, lembrando que uma proposta de emenda ao orçamento de 2025 visa destinar mil vagas para esses cargos.
TRABALHADORES COM MAIS DE 50 ANOS
O deputado também enfatizou a importância do Projeto de Lei n.º 340/2024, de sua autoria, que incentiva a contratação de pessoas com mais de 50 anos.
A iniciativa visa promover a inclusão de trabalhadores experientes no mercado, especialmente após a pandemia, que resultou na demissão de muitos profissionais desta faixa etária. O projeto, já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aguarda votação em plenário.
Na oportunidade, Wellington ressaltou que o projeto foi inspirado em demandas da própria população, em especial de pessoas com mais de 50 anos que encontram dificuldades para se reinserir no mercado.
Ele destacou que o objetivo é apoiar quem já passou dos 40, 50 anos e tem enfrentado barreiras para conseguir emprego, especialmente aqueles próximos da aposentadoria.