SÃO LUÍS, 30 de dezembro de 2024 – Professores de Química, Física e Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pedem a retificação do edital do concurso da Prefeitura de São Luís. Dessa forma, eles solicitam a inclusão de vagas para suas respectivas áreas no certame, que oferece 600 vagas, além de cadastro de reserva, para a educação municipal.
O concurso, anunciado pelo prefeito Eduardo Braide (PSD), visa suprir a carência de professores na rede de ensino. Portanto, a situação atual é marcada por acúmulo de cargos e professores lecionando disciplinas fora de sua área de formação.
ENSINO FUNDAMENTAL E A ABRANGÊNCIA DAS DISCIPLINAS
O professor Eder Nascimento, da UFMA e membro do Fórum Nacional de Coordenadores de Licenciaturas em Física, explica que o Ensino Fundamental abrange o ensino de Biologia, Química, Física e Geologia na disciplina de Ciências. Além disso, ele destaca que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os alunos estudam temas como terra e universo, vida e ambiente, ser humano e saúde, e tecnologia e sociedade.
Esses temas, então, englobam astronomia, transformações de energia, eletricidade, entre outros, que são de competência básica do licenciado em Física. Portanto, Nascimento expressa indignação com o fato de que os egressos do curso estejam impedidos de se inscrever no concurso.
FORMAÇÃO EM QUÍMICA E A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES HABILITADOS
A professora Sirlane Santana, também da UFMA, destaca a importância de professores habilitados em Química no ensino. Portanto, segundo ela, os licenciados em Química possuem a compreensão da Química como ciência e suas relações com o ambiente socioeconômico, político e cultural.
A coordenadora do curso de Química da UFMA, então, ressalta que o Projeto Político Pedagógico do Curso habilita os licenciados a atuarem no ensino fundamental e médio. Além disso, o curso foi atualizado em 2024 e permanece habilitando os formados a darem aula no ensino fundamental, na área de ciências da natureza.
DIÁLOGO COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Os professores afirmam não saber se a Secretaria de Educação de São Luís dialogou com os docentes para a definição das vagas do concurso. Portanto, eles esperam que a Prefeitura promova uma retificação do edital, a fim de corrigir a não inclusão.