
PRESIDENTE DUTRA, 7 de julho de 2025 – O prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier, se entregou à polícia na tarde desta segunda-feira (7). Ele se apresentou espontaneamente na delegacia regional de Presidente Dutra. O gestor é autor da morte do policial militar Geidson Thiago dos Santos. O crime ocorreu durante uma vaquejada em Trizidela do Vale na noite de domingo.
Apesar de o prefeito se entregar em Presidente Dutra, o caso segue sob outra jurisdição. A investigação está a cargo da 14ª Delegacia Regional de Pedreiras. Espera-se que ele preste depoimento formal nas próximas horas. Sua apresentação ocorre após um dia de buscas e intensa repercussão do caso em todo o estado do Maranhão.
A prisão do gestor municipal acontece em meio a um cenário de informações conflitantes. A versão inicial de um ataque a sangue frio foi questionada por vídeos e áudios. As imagens mostram uma discussão acalorada entre o prefeito e o policial. Populares teriam tentado intervir para apartar a briga que se arrastou por algum tempo.
ALEGAÇÃO DE LEGÍTIMA DEFESA
A defesa do gestor deve sustentar a tese de legítima defesa, conforme adiantado pela defesa. Eles afirmam que o prefeito, que não consome álcool, foi provocado pelo policial. A defesa também pode usar informações de que o PM estaria de folga irregular e supostamente embriagado durante o evento em Trizidela do Vale.
Por outro lado, oficiais do 19º Batalhão da PM informou que a briga começou por um motivo banal. A corporação disse que a discussão foi por causa do farol alto do carro do prefeito. A PM também sustentou que o policial militar não chegou a sacar sua arma. O fato de o prefeito se entregar agora permitirá que ele apresente sua versão formal dos fatos.