PODER FAMILIAR

Prefeito cria secretaria para gabinete da primeira-dama

Compartilhe
Gabinete dama
Prefeito transformou o gabinete da primeira-dama em secretaria com autonomia administrativa, financeira e acesso a 3% do Fundo de Participação dos Municípios.

AFONSO CUNHA, 05 de setembro de 2025 – O prefeito de Afonso Cunha, Pedro Ferreira Medeiros (PL), sancionou a Lei nº 377/2024 que equipara o gabinete da primeira-dama a uma secretaria municipal. A medida concede autonomia administrativa e financeira ao novo órgão.

Com a lei, a esposa do gestor, Maria Cirlene Soares Medeiros, foi nomeada secretária. Ela terá direito a salário, estrutura própria, CNPJ e conta bancária, além de gerir diretamente 3% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A legislação autoriza a secretaria a receber recursos não apenas do FPM, mas também de transferências estaduais e federais, do ICMS, do IPVA e de emendas parlamentares. O texto dispensou estudo de impacto orçamentário previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo a justificativa apresentada, a iniciativa não configuraria compromisso futuro e, portanto, não exigiria análise de impacto financeiro. Com isso, o gabinete ganhou respaldo legal para ampliar suas atribuições e captação de recursos.

A lei prevê quatro cargos para compor a secretaria: secretária, técnico de coordenação de políticas intersetoriais, recepcionista e motorista. O gabinete passou a contar, assim, com equipe funcional própria.

As atribuições englobam áreas como assistência social, saúde, educação, cultura, esporte, habitação e proteção de grupos vulneráveis. Além disso, o órgão poderá organizar campanhas, eventos oficiais e fóruns voltados a primeiras-damas.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x