SÃO LUÍS, 06 de outubro de 2024 – Nas eleições deste domingo (6), os eleitores de São Luís decidiram, em plebiscito, a favor da criação do passe livre estudantil. A proposta busca garantir gratuidade no transporte público para alunos da capital maranhense.
O plebiscito foi aprovado pela Câmara Municipal de São Luís em sessão plenária, sendo incluído no pleito para que a população pudesse manifestar sua opinião.
Apesar da decisão favorável, a implementação não será imediata, pois depende da regulamentação por parte do Legislativo e do Executivo municipal.
A Câmara Municipal de São Luís terá a responsabilidade de formalizar a criação do passe livre, caso o projeto avance após a regulamentação.
A proposta, caso aprovada, beneficiará estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior, além de alunos de cursos pré-vestibulares e faculdades teológicas.
O passe livre estudantil já existe em outras cidades do Brasil. Em São Luís, o tema ainda será amplamente debatido pela próxima legislatura da Câmara, que terá início em 2025.