
MARANHÃO, 02 de julho de 2025 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou o avanço de 50% na construção da ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226, ligando Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA).
As obras, iniciadas há menos de cinco meses, já têm todas as 24 fundações e 26 pilares finalizados. O governo federal está investindo R$ 171,1 milhões no projeto, que deve ser entregue em um ano.
A ponte está sendo erguida com o método de balanço sucessivo, técnica usada em grandes vãos onde escoramentos tradicionais não são viáveis. O processo consiste em montar a estrutura em segmentos pré-moldados, avançando gradualmente a partir dos pilares centrais.
Atualmente, as equipes trabalham na fabricação das 45 vigas que comporão a obra, além das pré-lajes e aduelas de disparo.
Com 630 metros de extensão e 19 metros de largura, a nova travessia terá um vão livre de 154 metros – superando a antiga estrutura. O projeto inclui duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, acostamentos de três metros, barreiras New Jersey e passeios para pedestres com guarda-corpos.
A ponte visa restabelecer uma das principais rotas de ligação entre os dois estados.







