Até o pescoço

Polícia Federal volta a investigar Covidão na gestão de Edivaldo Holanda Jr

Compartilhe
Nova operação contra desvios de recursos que deveriam ser usados no combate à pandemia foi realizada nesta terça (28). Ações contra gestão do ex-prefeito na saúde se acumulam nos últimos meses

A Polícia Federal cumpriu mandatos de busca e apreensão como parte das investigações de desvios de recursos que deveriam ser usados no combate à Covid-19 em 2020. Segundo as suspeitas, uma organização criminosa fraudava licitações para a contratação de empresas fantasmas.

Denominada de Operação Desmedida, a ação mirou as cidades de São Luís/MA e Paço do Lumiar/MA. Além das investigações, os agentes também atuaram para desarticular o grupo criminoso que atuava na Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

Foram constatadas fraudes em dois processos licitatórios instaurados, em 2020, na secretaria para a contratação de insumos destinados ao combate à COVID-19. À época a capital era governada pelo então prefeito Edivaldo Holanda Júnior, pré-candidato ao Governo do Estado.

A Polícia Federal cumpriu 06 (seis) Mandados de Busca e Apreensão e 06 (seis) Mandados de Constrição Patrimonial, com valores que chegam a 1,2 milhões de reais.

Além de forjarem o processo licitatório, de acordo a Controladoria Geral da União (CGU), também aconteceu superfaturamentos e simulação de vendas.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação (Art. 90, Lei 8.666/93), superfaturamento, simulação de compra e venda (Art. 96, I, IV e V, Lei 8.666/93), peculato (Art. 312 do Código Penal), associação criminosa (Art. 288 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98). Somadas, as penas podem chegar a 31 (trinta e um) anos de prisão.

Compartilhe

Leia mais

Justiça condenação

CONDENAÇÃO

Justiça exige recuperação de área no Mercado do Peixe
Justiça condenação

CONDENAÇÃO

Justiça exige recuperação de área no Mercado do Peixe

STF operação

RELATOR

STF mantém relatoria da Operação Overclean com Nunes Marques
STF operação

RELATOR

STF mantém relatoria da Operação Overclean com Nunes Marques

Camarão 2026

ELEIÇÕES 2030

Felipe Camarão confirma rompimento político com Othelino
Camarão 2026

ELEIÇÕES 2030

Felipe Camarão confirma rompimento político com Othelino

Uma resposta

  1. Caro jornalista bom dia! A uma informação postada nessa matéria em
    que ha uma afirmativa que:”… ações contra o ex-prefeito se acumulam.”
    Partindo do princípio de que o léxico ações está no plural (mais de uma) e que o verbo utilizado enfatizam que as mesmas acumulam e que um dos pilares do ofício de jornalista é o bom e correto uso do verbo Informar, peço a gentileza que informe como está composto esse informado acúmulo de ações e mesmo se houver alguma com sigilo que informe as esferas se estadual ou federal e se possível o número do processo das referidas ações.
    Ademais, no intuito de colaborar com o competente e arguto jornalista, que dada, ao que creio ser a comprovada a
    competência investigativa e ao que acredito ter um compromisso inabalável e inegociável com a verdade das informações, deva ter olvidado de no que tange à SEMUS, citar as entrevistas do delegado de polícia federal onde o mesmo afirma peremptoriamente que o ex prefeito de São Luís Edivaldo não tinha envolvimento algum com esse assunto e nem estava na condição de investigado. Há também uma informação dada pelo próprio juiz federal responsável pela ação de que o ex prefeito de São Luís não possui nenhum envolvimento com o caso e nem foi investigado .
    Cabe inclusive, e perdoe a ousadia de tentar colaborar , pois pelo alto nível de seu trabalho já deve ter, mas o ritmo da “poeira das ruas” do sinal fechado do Paulinho da Viola tenham lhe olvidado também da informação de que o ex-prefeito Edivaldo tomou de forma célere e direta e com registros no diário oficial do município e da agenda oficial do gabinete e secretaria de governo todas as medidas que cabem ao chefe do executivo no que tange a apuração, medidas de combate, auditorias, processos administrativos, fornecimento de todas as informações levantadas pelos órgãos de controle do município para as esferas investigativas da polícia federal e do juízo do caso.
    Lhe desejo uma semana abençoada e espero ter contribuído de alguma forma com seu trabalho que julgo sério e correto !
    Fica na paz !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.