CORRUPÇÃO

Polícia Federal vê propina na Agência Nacional de Mineração

Compartilhe
Polícia Mineração
Polícia Federal vê propina de R$ 7,2 milhões. Operação Rejeito encontrou planilha que detalhava pagamentos para influenciar a Agência Nacional de Mineração.

MINAIS GERAIS, 6 de outubro de 2025 – A Polícia Federal (PF) identificou um indício de corrupção na Agência Nacional de Mineração (ANM) durante a Operação Rejeito, em Minas Gerais. Os agentes descobriram uma planilha intitulada “Aquisição ANM Completo” que previa pagamentos de R$ 7,2 milhões em propina para um projeto na Serra do Curral.

A investigação apura um suposto esquema para influenciar decisões administrativas no órgão federal. O documento foi localizado em uma captura de tela da nuvem de um dos investigados.

Conforme a PF, a planilha detalhava valores ligados ao empreendimento “Rancho do Boi”, situado próximo a áreas de proteção ambiental. A corporação defende que a movimentação financeira seja investigada separadamente por representar um indício relevante de corrupção.

Além disso, a polícia apontou uma série de irregularidades no processo. Entre elas, está a aprovação duplicada de um relatório de pesquisa, o que permitiria a empresas atuarem sem a documentação legal necessária.

A análise sobre o tombamento de uma área de 66,6 hectares, que impacta o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, foi considerada falha.

A PF destacou que a ANM não instaurou o procedimento administrativo para tratar da sobreposição com áreas protegidas. Da mesma forma, o órgão não envolveu os gestores das unidades de conservação nas decisões, segundo os investigadores.

O diretor da ANM, Caio Mário Trivellato Seabra Filho, teria agido de forma deliberada para favorecer interesses privados, de acordo com a investigação.

O empresário Alan Cavalcante do Nascimento, dono de empresas e de uma jazida na Serra do Curral, é apontado como líder do grupo criminoso.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x