LINHA CRUZADA

Polícia Federal realiza buscas em sindicato do irmão de Lula

Compartilhe
Polícia operação
Polícia Federal realiza buscas em sindicato do irmão de Lula. Operação Sem Desconto apura fraudes em descontos de benefícios do INSS.

BRASIL, 9 de outubro de 2025 – A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos nesta quinta (9). A Operação Sem Desconto investiga um suposto esquema de fraudes em descontos de benefícios previdenciários do INSS.

A ação ocorreu na sede do Sindnapi no Maranhão, entidade que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os agentes revistaram a sala de trabalho de Frei Chico e recolheram documentos e equipamentos durante a operação. A defesa do sindicato afirmou que recebeu a ação com surpresa e garantiu comprovar a legalidade de sua atuação.

O vice-presidente do Sindnapi declarou que não comentaria o caso, mas autorizou as investigações em suas dependências.

Inscreva-se e não perca as notícias

ABRANGÊNCIA NACIONAL DA OPERAÇÃO

A operação cumpriu 66 mandados em sete estados e no Distrito Federal, incluindo São Paulo, Sergipe e Amazonas. As investigações focam na inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa e ocultação patrimonial.

O presidente do Sindnapi, Milton Baptista, deve prestar depoimento na CPMI das fraudes do INSS ainda nesta quinta.

O sindicato possui habeas corpus concedido pelo ministro do STF Flávio Dino, garantindo ao seu presidente o direito de permanecer em silêncio durante o depoimento.

O porta-voz da entidade, Marco Piva, afirmou que o Sindnapi está tranquilo em relação ao processo e destacou seus 25 anos de serviços prestados. A Operação Sem Desconto já identificou outros investigados, como Antônio Carlos Camilo e Maurício Camisotti.

ENTIDADE FORA DO NÚCLEO PRINCIPAL

Embora investigado, o Sindnapi não integra o grupo de 12 entidades consideradas o “núcleo do esquema” pela Advocacia-Geral da União. O número de associados da entidade cresceu de 237,7 mil em 2021 para 366,2 mil em 2023, segundo o Tribunal de Contas da União.

A operação busca aprofundar as apurações sobre as supostas irregularidades no sistema previdenciário.

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana, afirmou que Frei Chico só será investigado se surgirem indícios de ligação ilícita, o que não ocorreu até o momento.

Novas operações da Polícia Federal devem ocorrer conforme as apurações avançam no âmbito da Operação Sem Desconto.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x