OPERAÇÃO

Polícia Federal combate fraudes contra o INSS em São Luís

Compartilhe
PF Operação
Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda (17) a operação VOVORICA para investigar fraudes estruturadas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

SÃO LUÍS, 17 de março de 2025 – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda (17) a operação VOVORICA para investigar fraudes estruturadas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O esquema envolvia documentação falsa para reativação de benefícios, alteração de local e forma de pagamento, desbloqueio indevido e concessão de empréstimos consignados.

De acordo com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), os pagamentos indevidos em 27 benefícios identificados somam R$ 1,48 milhão.

A suspensão dos benefícios pode gerar uma economia projetada de R$ 820 mil, considerando a expectativa de sobrevida informada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores podem aumentar com a análise do material apreendido.

A operação da Polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na capital maranhense. Além disso, houve autorização para quebra de sigilo de dados telefônicos, telemáticos, postais, bancários e fiscais do suspeito.

O investigado pode ser responsabilizado pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso. As penas podem variar conforme a gravidade da participação no esquema.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x