PESQUISA

PoderData: 30% aprovam e 47% desaprovam atuação de Janja

Compartilhe
Janja Pesquisa
Pesquisa PoderData aponta que 30% aprovam a atuação da primeira-dama e a maior parte dos entrevistados (47%) declara desaprovar a atuação de Janja. 

BRASIL, 18 de outubro de 2024 – Pesquisa PoderData realizada de 12 a 14 de outubro de 2024 mostra ficaram estáveis os indicadores sobre o despenho da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, 57 anos. Quase não houve mudança em relação ao que o PoderData havia registrado há 5 meses.

Dentre os 83% de eleitores que dizem conhecer Janja “bem” ou “de ouvir falar”, 30% aprovam a atuação da primeira-dama no governo de seu marido, Lula, 78 anos.

Nesse mesmo estrato, a maior parte dos entrevistados (47%) declara desaprovar a atuação de Janja. Outros 22% não souberam responder.

Os dados do PoderData indicam que o protagonismo da primeira-dama no cotidiano do Planalto tem sido mais negativo do que positivo.

Desde o início do governo, Janja participa de eventos e reuniões e influencia em decisões da Presidência. Este Poder360 já mostrou que a primeira-dama intermedeia ligações de Lula quando o presidente está no Alvorada e dá pitacos sobre temas diversos, como quando da aprovação no Congresso do projeto para taxar compras de até US$ 50.

Além disso, Janja ainda realiza viagens internacionais com e sem Lula para representar o país. Mais recentemente, foi para as Olimpíadas, em Paris; ao Qatar, no fim de semana de comemoração da Independência; e antecipou a viagem à Nova York para a Assembleia Geral da ONU para participar de um painel sobre a fome promovido pela Universidade Columbia.

Em Nova York, cometeu 2 erros de português que viralizaram na internet. Em Columbia, disse: “Eu sempre falo que a gente tinha trilhado um caminho, tinha abrido [sic] aquele caminho” (o certo é “aberto”). Depois, gravou no Central Park um vídeo em que fala aos “cidadões” (o certo é “cidadãos”).

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 12 a 14 de outubro de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram realizadas 2.500 entrevistas em 181 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Compartilhe

Leia mais

Maranhão Levantamento

LEVANTAMENTO

Maranhão registra mais de mil crimes de trânsito em 2024
Maranhão Levantamento

LEVANTAMENTO

Maranhão registra mais de mil crimes de trânsito em 2024

Treta boulos

TRETA

Aliados de Lula, Boulos e João Campos trocam farpas
Treta boulos

TRETA

Aliados de Lula, Boulos e João Campos trocam farpas

Maranhão IBGE

CENSO 2022

Mais de 484 mil maranhenses residem em 198 favelas, diz IBGE
Maranhão IBGE

CENSO 2022

Mais de 484 mil maranhenses residem em 198 favelas, diz IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.