PESQUISA

PoderData: 30% aprovam e 47% desaprovam atuação de Janja

Compartilhe
Janja Pesquisa
Pesquisa PoderData aponta que 30% aprovam a atuação da primeira-dama e a maior parte dos entrevistados (47%) declara desaprovar a atuação de Janja. 

BRASIL, 18 de outubro de 2024 – Pesquisa PoderData realizada de 12 a 14 de outubro de 2024 mostra ficaram estáveis os indicadores sobre o despenho da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, 57 anos. Quase não houve mudança em relação ao que o PoderData havia registrado há 5 meses.

Dentre os 83% de eleitores que dizem conhecer Janja “bem” ou “de ouvir falar”, 30% aprovam a atuação da primeira-dama no governo de seu marido, Lula, 78 anos.

Nesse mesmo estrato, a maior parte dos entrevistados (47%) declara desaprovar a atuação de Janja. Outros 22% não souberam responder.

Os dados do PoderData indicam que o protagonismo da primeira-dama no cotidiano do Planalto tem sido mais negativo do que positivo.

Desde o início do governo, Janja participa de eventos e reuniões e influencia em decisões da Presidência. Este Poder360 já mostrou que a primeira-dama intermedeia ligações de Lula quando o presidente está no Alvorada e dá pitacos sobre temas diversos, como quando da aprovação no Congresso do projeto para taxar compras de até US$ 50.

Além disso, Janja ainda realiza viagens internacionais com e sem Lula para representar o país. Mais recentemente, foi para as Olimpíadas, em Paris; ao Qatar, no fim de semana de comemoração da Independência; e antecipou a viagem à Nova York para a Assembleia Geral da ONU para participar de um painel sobre a fome promovido pela Universidade Columbia.

Em Nova York, cometeu 2 erros de português que viralizaram na internet. Em Columbia, disse: “Eu sempre falo que a gente tinha trilhado um caminho, tinha abrido [sic] aquele caminho” (o certo é “aberto”). Depois, gravou no Central Park um vídeo em que fala aos “cidadões” (o certo é “cidadãos”).

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 12 a 14 de outubro de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram realizadas 2.500 entrevistas em 181 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Compartilhe

Leia mais

IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão
IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão

Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico
Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico

Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente
Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.