PRESIDÊNCIA

Planalto pode reconsiderar compra de novo avião para Lula

Compartilhe
Avião Presidência
O avião utilizado atualmente pela presidência é um Airbus A319 e foi comprado em 2004 durante o primeiro mandato de Lula.

MARANHÃO, 03 de outubro de 2024 – A provável falha em um dos motores da aeronave que transportava o presidente Lula (PT) do México para o Brasil, na terça (1º), pode ser usada como pretexto pelo Palácio do Planalto para a compra possivelmente desnecessária, segundo levantamento de oposicionistas, de um novo avião presidencial.

A comitiva do petista pousou em Brasília nesta quarta (2), depois de 17 horas de viagem.

Logo após decolar do México na terça (1º), o avião presidencial teve uma pane, cuja natureza ainda não foi revelada pelo governo, e teve que voar por quase cinco horas na região do aeroporto para perder combustível e poder fazer um pouso não programado.

Os problemas durante o voo teriam o feito o presidente Lula voltar a falar sobre a possibilidade da compra do novo avião presidencial, segundo apuração do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Segundo o veículo, o petista teria ficado irritado com o incidente e também com a falta de conectividade na aeronave. “Qualquer avião mequetrefe fala [ao telefone], não tenho um satélite nessa po***. A gente não pode passar por isso”, teria dito o presidente, ainda de acordo com o jornal.

A hipótese de troca do avião que transporta Lula já vinha sendo ventilada pelo governo há pelo menos um ano.

Ainda em 2023, o petista havia encomendado que a Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo transporte do presidente, fizesse um estudo para a viabilizar a compra ou a adaptação de uma outra aeronave.

No ano passado, informações trazidas pela imprensa deram conta que a primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, desempenhou um papel significativo nas discussões sobre a aquisição de um novo avião presidencial, demonstrando sua participação ativa em decisões logísticas e de infraestrutura do governo.

A nova aeronave, estimada em R$ 400 milhões, substituiria o Airbus A319-ACJ. Atendendo a exigências do casal presidencial, a Força Aérea Brasileira encontrou um Airbus A330-200 registrado em nome de uma empresa com sede na Suíça para substituir o chamado “Aerolula”, comprado em 2004, por US$ 56,7 milhões.

Um grupo de deputados da oposição chegou a apresentar uma ação na Justiça para barrar a compra do novo “Aerolula”, alegando que isso representaria um “gravíssimo dano ao erário público, desvio de finalidade e afronta ao princípio da moralidade”.

A repercussão negativa da notícia fez Lula desistir da compra.

Mas, com o incidente no México, o tema da troca do avião presidencial voltou à tona no governo.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, antecipou o fim das férias e, na volta ao Brasil, discutirá a questão com Lula e com o comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Compartilhe

Leia mais

Ações Maranhão

MARANHÃO

STF inicia recesso sem decidir ações pendentes sobre o MA
Ações Maranhão

MARANHÃO

STF inicia recesso sem decidir ações pendentes sobre o MA

BNDES despesas

DESPESAS

BNDES sextuplica gastos com publicidade em 2024
BNDES despesas

DESPESAS

BNDES sextuplica gastos com publicidade em 2024

Prefeita Decisão

DECISÃO

Desembargadora nega retorno de prefeita de Araioses
Prefeita Decisão

DECISÃO

Desembargadora nega retorno de prefeita de Araioses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.