INVESTIGAÇÃO

PGR pede inquérito sobre esquema de rachadinha de Janones

Compartilhe
Janones STF
PGR pediu ao STF a abertura de inquérito para investigar o deputado após revelações de áudios indicando esquema de rachadinha em seu gabinete.

BRASÍLIA, 1º de dezembro de 2023 – A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar o deputado André Janones (Avante).

A base do pedido é uma reportagem do Metropoles, que expôs áudios nos quais o parlamentar articula um esquema de rachadinha em seu gabinete, visando enriquecimento ilícito e operação de caixa 2 para campanha eleitoral.

O Ministério Público Federal, no documento enviado ao STF, citou a matéria que revelou os áudios nos quais Janones planeja a prática ilegal para fins pessoais e eleitorais.

No pedido, a PGR levanta a possibilidade de que Janones esteja coagindo seus servidores a devolverem parte dos salários recebidos, caracterizando o esquema conhecido como “rachadinha”.

O documento destaca a necessidade de esclarecer se o deputado associou-se a assessores para cometer crimes contra a administração pública.

A PGR ressaltou a possibilidade de Janones ter exigido vantagens econômicas indevidas dos assessores como condição para a manutenção nos cargos.

O pedido surge após áudios reveladores em que o deputado cobra parte dos salários dos assessores para reconstruir seu patrimônio, perdido durante sua candidatura a prefeito em 2016.

A ação da PGR ocorre após o ex-assessor de Janones, Fabrício Ferreira, anunciar que solicitará uma acareação entre ele e o deputado ao Ministério Público Federal.

Os áudios também expõem Janones sugerindo a criação de uma “vaquinha” entre os assessores para juntar R$ 200 mil para a campanha de 2020. O pedido da PGR inclui a requisição de dados funcionais de todos os servidores que atuaram no gabinete de Janones em seus dois mandatos.

Após a divulgação dos áudios, 45 deputados de oposição apresentaram denúncia no Conselho de Ética da Câmara, e o PL enviou à PGR uma notícia-crime solicitando a cassação do mandato do deputado.

Compartilhe

Leia mais

CANETADA

Paulo Victor quer criar 400 novos cargos na Câmara de São Luís

CANETADA

Paulo Victor quer criar 400 novos cargos na Câmara de São Luís

PT eleições

SEM URNAS ELETRÔNICAS

Eleição interna do PT será feita com uso de voto impresso
PT eleições

SEM URNAS ELETRÔNICAS

Eleição interna do PT será feita com uso de voto impresso

Maranhenses imposto

MALHA FINA

Mais de 200 mil maranhenses correm risco de multa do IR
Maranhenses imposto

MALHA FINA

Mais de 200 mil maranhenses correm risco de multa do IR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.