PRESIDÊNCIA

PGR e AGU defendem eleição de Iracema Vale na Assembleia

Compartilhe
Iracema Presidência
Procuradoria-Geral da República e a Advocacia-Geral da União manifestaram parecer favorável à manutenção da deputada Iracema Vale na presidência da Assembleia.

BRASÍLIA, 12 de janeiro de 2025 – A Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Advocacia-Geral da União (AGU) manifestaram parecer favorável à manutenção da deputada Iracema Vale (PSB) na presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA).

As instituições refutaram a ação movida pelo partido Solidariedade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a eleição da parlamentar, aliada do governador Carlos Brandão (PSB).

Iracema Vale foi reeleita para a presidência da ALEMA em novembro de 2023, vencendo Othelino Neto (Solidariedade) pelo critério de desempate baseado na idade. Conforme o regimento interno da Casa, a parlamentar, por ser mais velha que o adversário, foi declarada vencedora da disputa.

O critério foi contestado pelo Solidariedade, mas a Procuradoria do Legislativo do Maranhão argumentou que a regra de idade é objetiva, imparcial e já prevista no ordenamento jurídico brasileiro.

No parecer encaminhado à relatora da ação no STF, ministra Cármen Lúcia, o procurador-geral Paulo Gonet citou exemplos de outras casas legislativas que adotam o mesmo critério, incluindo o Senado Federal.

“O critério etário adotado pelo Regimento Interno do Maranhão está em harmonia com as disposições constitucionais que regulam a eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República. Assim como a norma impugnada, o § 5º do art. 77 da Constituição qualifica o candidato mais idoso ao cargo político em disputa. No âmbito do Poder Legislativo federal, o Senado também estipula a idade como elemento determinante, por si, para a resolução de empates em processos eleitorais, à semelhança do que prevê a norma impugnada nesta ação direta”, destacou Gonet no parecer.

Entre os estados que utilizam a mesma regra de desempate estão Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Acre e Roraima. O procurador-geral também afastou a alegação de que a norma teria sido alterada para beneficiar Iracema Vale.

Segundo documentação anexada ao processo pela Procuradoria da ALEMA, o critério de idade está presente no Regimento Interno da Casa desde 1991.

Compartilhe

Leia mais

Fundef Fundo

FUNDO

Professores rejeitam acordo sobre honorários do Fundef
Fundef Fundo

FUNDO

Professores rejeitam acordo sobre honorários do Fundef

PL Projeto

PROJETO DE LEI

PL veta verba pública para artistas com músicas ofensivas
PL Projeto

PROJETO DE LEI

PL veta verba pública para artistas com músicas ofensivas

Greve Liminar

LIMINAR

Justiça exige 80% da frota de ônibus em circulação na greve
Greve Liminar

LIMINAR

Justiça exige 80% da frota de ônibus em circulação na greve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.