FARDA MANCHADA

PGJ quer manter condenação de policiais civis por corrupção

Compartilhe
PGJ Civis
PGJ recomenda que quatro policiais civis, condenados por corrupção e peculato, percam os cargos por envolvimento em esquema criminoso na Delegacia de Grajaú.

MARANHÃO, 9 de outubro de 2025 – A Procuradoria-Geral de Justiça do Maranhão (PGJ) emitiu parecer favorável à manutenção da condenação de quatro policiais civis acusados de integrar um grupo criminoso que atuava na Delegacia de Polícia Civil de Grajaú entre 2017 e 2018.

O documento, assinado pela procuradora de Justiça Selene Coelho de Lacerda em 7 de outubro de 2025, recomenda também a perda dos cargos públicos dos envolvidos.

Os réus são o delegado Kairo Clay Mesquita de Mesquita, os investigadores Eldhon da Silva Costa e Carlos Sérgio Nunes Silva, além da escrivã Sandra Helena Alencar Pinheiro.

Eles foram condenados pela 1ª Vara Criminal de São Luís pelos crimes de corrupção passiva, concussão e peculato, com penas que variam entre quatro e 14 anos de reclusão.

Inscreva-se e não perca as notícias

ESQUEMA DE EXTORSÃO E DESVIO DE BENS

Segundo o parecer da PGJ, as provas apresentadas na investigação e confirmadas em juízo demonstram que os policiais exigiam dinheiro de presos em flagrante para libertá-los ilegalmente. Também se apropriavam de bens apreendidos durante operações e obrigavam uma servidora subordinada a repassar parte do salário, sob ameaça de retaliações.

O documento destaca ainda que o delegado Kairo Clay, como chefe da unidade, tinha pleno conhecimento das irregularidades e participava da divisão dos valores obtidos, configurando coautoria nos crimes.

PROCESSO SEGUE PARA JULGAMENTO NO TJMA

Com o parecer ministerial, o processo segue para análise do desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo, relator do caso na 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que deve incluir o julgamento na pauta do colegiado.

As vítimas do esquema foram identificadas como Maiane da Conceição Sá, Salomão Barros da Silva e João Batista Pereira de Melo, entre outras.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x