
SÃO LUÍS, 11 de fevereiro de 2026 – A Polícia Federal (PF) deflagrou, entre terça (10) e quarta (11), mais uma fase da Operação Rota Marítima no Maranhão. Foram cumpridos, em São Luís, quatro mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.
A ação visa aprofundar a coleta de provas e interromper as atividades de organização criminosa investigada por tráfico internacional de entorpecentes.
Entre os presos estão dois policiais militares do Estado do Maranhão. Segundo as investigações, os agentes se valiam da função pública para favorecer as atividades ilícitas do grupo criminoso.
Durante o cumprimento dos mandados de busca, foram apreendidos simulacros de arma de fogo e as armas funcionais pertencentes aos policiais. O material será submetido aos procedimentos legais cabíveis.
A investigação da Polícia Federal aponta que o grupo criminoso atuava com estrutura organizada e divisão de tarefas. Os suspeitos eram responsáveis pela recepção, ocultação, transporte e remessa de carregamentos de drogas ao exterior.
O escoamento da carga ocorria especialmente por meio de rotas marítimas com origem no litoral maranhense.







