PROPINA

PF detalha propina em contratos da Educação no Maranhão

Compartilhe
Propina educação
PF aponta que valores de propina variavam conforme o tipo de contrato em prefeituras, com percentuais diferentes para livros, projetos e laboratórios.

BRASÍLIA, 16 de setembro de 2025 – Mensagens interceptadas pela Polícia Federal (PF) indicam cobrança de propina em contratos da área da Educação em municípios do Maranhão. Os percentuais variavam de acordo com o objeto contratado, segundo relatório da investigação.

Em diálogos sobre o município de Buriti Bravo (MA), dois investigados citaram a suposta divisão: “35 livro; 30 projetos; 25 laboratório”. Para a PF, a lista mostra como os percentuais ilegais mudavam conforme o material adquirido pelas prefeituras.

De acordo com o relatório, a estratégia do grupo era equilibrar os valores, reduzindo em alguns contratos e aumentando em outros. Os livros, por exemplo, estavam entre os itens com maior percentual de propina negociado pelos intermediários.

Em uma das mensagens, um investigado escreveu: “Aqui é 25”. Logo depois, o outro respondeu “Espero”. Para a PF, a troca de mensagens comprova como a divisão de valores era ajustada de forma articulada entre os integrantes da organização criminosa.

As descobertas fazem parte da operação Lei do Retorno, que investiga desvio de aproximadamente R$ 50 milhões da Educação no Maranhão. A apuração aponta que os recursos desviados vinham de contratos do Fundeb para aquisição de materiais didáticos.

Outro diálogo faz referência ao município de Estreito (MA). Em áudio, um intermediário afirmou que seria necessário pagar a empresa antes de uma reunião com a secretária municipal “pra quando chegar na reunião já tá totalmente no nosso lado”.

Segundo a PF, a gravação demonstra o “modus operandi” da organização criminosa, que chamava a propina de “presentinhos”. Os pagamentos eram usados como forma de assegurar influência direta sobre decisões de gestores locais.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x