
MARANHÃO, 29 de abril de 2025 – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça (29) a Operação Column para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas com atuação em múltiplos estados. Segundo as investigações, o grupo movimentou mais de R$ 89 milhões em apenas três anos.
A ação mobilizou 70 agentes para cumprir 36 ordens judiciais – incluindo três prisões, 15 buscas e apreensões e 18 bloqueios de bens.
As diligências ocorreram no Distrito Federal, Goiás, Paraíba e Maranhão, com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/DF) e do Batalhão ROTAM da PMDF.
As investigações, iniciadas em fevereiro, apontam que o líder operava na Paraíba, com auxílio de um gerente e colaboradores no DF. O grupo ainda contava com uma rede de “laranjas” para movimentar recursos ilícitos.
A PF identificou que a organização utilizava empresas de fachada para ocultar os lucros do tráfico. O valor movimentado supera R$ 89 milhões entre 2021 e 2024, evidenciando a extensão das operações criminosas.
Os alvos da operação respondem por associação ao tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa.