NOVA OLINDA DO MARANHÃO, 12 de dezembro de 2024 –A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta (12) ações nas cidades de Nova Olinda do Maranhão, Cantanhede e São Luís como parte da Operação Cangaço Eleitoral.
A operação visa desarticular um esquema de corrupção eleitoral que envolve aliciamento de eleitores, compra de votos e ameaças para garantir apoio político a um candidato a prefeito indicado pelo grupo investigado.
Durante as investigações, testemunhas relataram abordagens realizadas por membros do esquema, que ofereciam dinheiro ou materiais de construção em troca de votos. Aqueles que decidiram não apoiar o candidato indicado sofreram represálias, incluindo ameaças com armas de fogo e intimidações diretas.
DENÚNCIAS DE AMEAÇAS E INTIMIDAÇÕES
Outras denúncias indicaram que eleitores foram coagidos por integrantes armados do grupo a remover materiais de propaganda de adversários políticos e a interromper ações de campanha de candidatos concorrentes. Segundo a PF, essas práticas reforçam o caráter intimidatório do esquema.
Além disso, há suspeitas de que recursos públicos federais foram desviados por uma entidade prestadora de serviços ao município e utilizados para financiar as atividades ilícitas relacionadas à compra de votos.
CUMPRIMENTO DE MANDADOS JUDICIAIS
Com autorização do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), a Polícia Federal cumpriu nove mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão.
As investigações apontam fortes indícios da prática de crimes como compra de votos, intimidação de eleitores, extorsão qualificada, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.