
MARANHÃO, 16 de dezembro de 2025 – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça (16) a Operação Dark Bet para desarticular uma organização criminosa especializada no aliciamento e envio de brasileiros ao exterior.
As vítimas eram recrutadas com falsas promessas de altos salários em empresas de jogos online e, no exterior, sofriam exploração laboral e eram coagidas a cometer crimes cibernéticos. A investigação, que envolve mandados no Maranhão e em outros quatro estados, surgiu após a prisão de cinco brasileiros na Nigéria em 2024.
Segundo as investigações, o esquema criminoso operava por meio de redes sociais e plataformas digitais. Após serem levadas ao exterior, as vítimas tinham seus documentos retidos e eram submetidas a jornadas exaustivas sob vigilância armada.
Além disso, os trabalhadores eram mantidos em locais com restrição de liberdade e tinham dívidas impostas, configurando redução à condição análoga à de escravo. A empresa de jogos esportivos BET, contratante dos brasileiros, teve suas plataformas suspensas por ordem judicial.
A operação da PF cumpre 11 mandados de busca e apreensão nos estados do Ceará, Maranhão, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Foram expedidas ainda quatro prisões temporárias. Como medidas cautelares, a Justiça determinou o bloqueio e sequestro de bens e valores que somam mais de R$ 446 milhões.







