OPERAÇÃO POLICIAL

PF atua contra crimes ambientais e tráfico de drogas no MA

Compartilhe
Operação visa desintrusar e reprimir crimes ambientais, tráfico de drogas e outros ilícitos na Terra Indígena Araribóia e áreas adjacentes.

MARANHÃO, 12 de março de 2023 – A Polícia Federal, em conjunto com o IBAMA, FUNAI, Polícia Militar do Estado do Maranhão, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Batalhão de Polícia Ambiental e brigadistas do ICMBio, deu início nessa segunda (12) à operação ARARIBÓIA LIVRE, cumprindo determinação do Supremo Tribunal Federal.

Com caráter ostensivo, a operação tem como objetivo desintrusar e reprimir crimes ambientais, tráfico de drogas e outros ilícitos na Terra Indígena Araribóia e áreas adjacentes. Mais de 150 agentes públicos estão envolvidos na execução da operação, incluindo 80 servidores da Polícia Federal, entre delegados, agentes, escrivães e agentes administrativos, das Superintendências do Maranhão, Tocantins e Pará.

Além disso, operadores do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal – COT/DIREX/PF e uma aeronave com tripulação cedida pelo Centro Tático Aéreo da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão também participam. A ação está ocorrendo nos municípios de Grajaú, Arame, Buriticupu e Amarante. Logo no início, foram fiscalizadas e realizadas apreensões em 12 serrarias, resultando na prisão em flagrante de 5 pessoas por irregularidades documentais relacionadas à licença de funcionamento e origem da madeira.

A operação continuará pelos próximos 15 dias e outras ações integradas semelhantes serão realizadas ao longo do ano, contando com o apoio do Programa Brasil M.A.I.S, uma ferramenta adquirida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que permite receber imagens em alta definição.

A operação recebeu o nome de ARARIBOIA LIVRE devido às medidas adotadas pela Polícia Federal em 2023 para reprimir os crimes ambientais praticados por organizações criminosas na região.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x