BRASÍLIA, 15 de agosto de 2023 – A Petrobras comunicou nesta terça (15) um aumento nos preços do diesel e da gasolina em suas refinarias. A partir de amanhã (16), a gasolina apresentará um aumento médio de 0,41 centavos por litro, o que corresponde a um incremento de 16,3%. Enquanto isso, o diesel terá um acréscimo de 0,78 centavos por litro, representando um reajuste de 25%.
Esse é o primeiro aumento no preço da gasolina após o mês de janeiro deste ano. Desde então, a estatal vinha promovendo sucessivas reduções nos valores, inclusive alterando a política de preços para não seguir mais o Preço de Paridade Internacional (PPI).
De acordo com o levantamento mais recente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o valor da gasolina no mercado interno estava cerca de 24% abaixo do mercado internacional. Em relação ao diesel, a última elevação aconteceu em julho do ano passado, sendo que o combustível está com defasagem de aproximadamente 28% nas refinarias, também conforme a Abicom.
A Petrobras divulgou em nota que a sua nova estratégia comercial, que substituiu a política anterior de preços, considera parâmetros que refletem melhores condições de refino e logística. A empresa ressaltou que esse novo modelo possibilitou inicialmente reduções nos preços da gasolina e do diesel, e nos últimos tempos atenuou os impactos da volatilidade e da alta abrupta nos preços globais, garantindo estabilidade aos clientes.
A companhia ressaltou ainda que no acumulado do ano, a gasolina está 0,15 centavos mais barata para os distribuidores e o diesel 0,69 centavos.