SÃO LUÍS, 13 de dezembro de 2024 – O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e atual secretário de Representação Institucional do Maranhão em Brasília (Seridf), Washington Oliveira (PT), orientou membros do Partido dos Trabalhadores a não participarem de um evento organizado pelo PCdoB.
A celebração do PCdoB marca os 10 anos da posse de Flávio Dino, atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como governador do Maranhão.
Em mensagem enviada a um grupo interno de petistas no WhatsApp, Oliveira recomendou que integrantes da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) ignorem o ato, previsto para esta sexta (13), em um hotel de São Luís.
Ele justificou a orientação como uma tentativa de evitar o agravamento da crise política entre aliados de Dino e o governador Carlos Brandão (PSB).
“Estamos diante de uma situação difícil, em meio a um racha, e a nossa orientação é de que o PT não irá ajudar a acirrar o racha entre os partidos que compõem o governo Brandão. Somos um partido nacional e a nossa decisão ocorrerá no momento oportuno, sempre orientados pelo projeto do Lula”, afirmou Oliveira na mensagem.
TENSÃO ENTRE DINISTAS E BRANDONISTAS
A recomendação explicitou a tensão entre os grupos políticos que integram o governo estadual. Para Washington Oliveira, eventos como esse apenas intensificam divisões internas que podem enfraquecer a coalizão de partidos que apoia a gestão de Carlos Brandão.
“A Articulação CNB PT/MA orienta os seus membros a não participar de atos ou atividades que servirão para acirrar o racha e uma ruptura no governo do qual o PT participa”, concluiu o secretário.
A orientação do PT é vista como uma resposta às movimentações de aliados de Dino que têm criticado abertamente a gestão de Brandão.