SÃO LUÍS, 03 de setembro de 2024 – Uma pesquisa divulgada nesta segunda (2) pelo Instituto Solução, em parceria com O Quarto Poder, revelou que 82,6% dos eleitores de São Luís afirmaram que não votariam em um candidato a prefeito investigado por corrupção ou desvio de dinheiro público nas áreas de saúde e educação.
O levantamento, realizado entre 13 e 16 de agosto, também mostrou que 1,7% dos entrevistados votariam em candidatos envolvidos em tais práticas, e 15,8% preferiram não opinar ou não souberam responder.
Além disso, a pesquisa investigou o conhecimento dos eleitores sobre um recente escândalo envolvendo a apreensão de R$ 1 milhão encontrados no porta-malas de um carro abandonado no bairro Renascença, em São Luís.
Segundo o levantamento, 79,5% dos entrevistados estão cientes do caso, enquanto 9,9% afirmaram desconhecê-lo e 10,6% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa também mediu a percepção dos eleitores sobre a responsabilidade dos servidores públicos exonerados em relação ao caso do carro abandonado com o dinheiro.
Dentre os entrevistados, 40,1% acreditam que os servidores exonerados não são os únicos culpados pelos escândalos, 14,6% acreditam que são, e 45,3% não souberam ou não quiseram responder.
O estudo, que foi realizado com 837 eleitores de São Luís, tem um índice de confiabilidade de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA017822024.