DECLÍNIO

Pesquisa aponta queda na aprovação de lula

Compartilhe
Avaliação negativa do governo Lula atinge maior índice desde início do mandato, influenciada por mulheres, evangélicos e classe média, revela Genial/Quaest.

BRASÍLIA, 6 de março de 2023 – Pesquisa mais recente da Genial/Quaest, realizada entre 25 e 27 de fevereiro com 2 mil eleitores, revelou um declínio na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde seu retorno ao Palácio do Planalto. A aprovação do governo foi registrada em 35%, representando uma queda de 1 ponto percentual em relação ao mês anterior. Desde agosto, quando a aprovação atingiu o pico de 42%, o índice vem seguindo uma tendência de redução, alcançando agora o nível mais baixo desde o início do mandato.

Paralelamente, as avaliações negativas aumentaram de 29% para 34% no período de um mês, marcando o maior índice de rejeição ao governo atual. Esse movimento reflete uma margem cada vez mais estreita entre aprovação e desaprovação do governo Lula.

A pesquisa apontou que 35% dos entrevistados acreditam que o governo está performando abaixo das expectativas, em comparação a 27% que pensam o contrário. Há um ano, esses números eram de 18% e 33%, respectivamente. Entre os entrevistados, 47% ainda veem o governo Lula de forma mais positiva que o de Jair Bolsonaro (PL).

Especificamente entre os evangélicos, houve um aumento significativo na rejeição, passando de 36% para 48% em apenas um mês, enquanto a aprovação nesse segmento caiu de 27% para 22%. Entre os católicos, a aprovação manteve-se estável.

Após comparações feitas por Lula entre as ações de Israel em Gaza e o Holocausto, a pesquisa também capturou um movimento de opinião entre segmentos do eleitorado, incluindo mulheres e classes de renda variadas. Entre as mulheres, a aprovação ao governo caiu de 55% para 51%, e a desaprovação aumentou de 41% para 45%.

A pesquisa Genial/Quaest detalhou ainda a opinião dos eleitores sobre o desempenho de Lula desde seu retorno ao governo, com 51% aprovando e 46% desaprovando sua gestão até o momento da pesquisa.

A coleta de dados foi conduzida por meio de entrevistas face a face, abrangendo brasileiros de 16 anos ou mais, de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Compartilhe

Leia mais

Justiça condenação

CONDENAÇÃO

Justiça exige recuperação de área no Mercado do Peixe
Justiça condenação

CONDENAÇÃO

Justiça exige recuperação de área no Mercado do Peixe

STF operação

RELATOR

STF mantém relatoria da Operação Overclean com Nunes Marques
STF operação

RELATOR

STF mantém relatoria da Operação Overclean com Nunes Marques

Camarão 2026

ELEIÇÕES 2030

Felipe Camarão confirma rompimento político com Othelino
Camarão 2026

ELEIÇÕES 2030

Felipe Camarão confirma rompimento político com Othelino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.