
BRASÍLIA, 30 de julho de 2025 – O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado pior do que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro por 40% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (30) pelo PoderData. Outros 33% avaliam que a administração petista é melhor, enquanto 24% consideram as duas iguais.
No recorte por intenção de voto em 2022, 57% dos eleitores de Lula consideram sua gestão superior, 13% avaliam como pior e 28% afirmam não ver diferença. Entre os eleitores de Bolsonaro, 78% entendem que o atual governo é pior, 7% o avaliam como melhor e 14% consideram equivalente.
REPROVAÇÃO DE LULA AINDA SUPERA APROVAÇÃO
A pesquisa também mostra que a reprovação de Lula segue maior que sua aprovação. O presidente tem 53% de desaprovação contra 42% de aprovação. Há dois meses, os números eram de 56% e 39%, respectivamente, indicando uma leve melhora.
Parte dessa recuperação é atribuída ao impacto das tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Segundo Trump, a medida está ligada a disputas comerciais e a críticas à condução do caso judicial envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
AVALIAÇÃO PESSOAL DO PRESIDENTE
Além da comparação com Bolsonaro, o PoderData perguntou sobre o desempenho pessoal de Lula. Para 41%, ele é ruim ou péssimo; 34% avaliam como regular e apenas 22% classificam como bom ou ótimo.
O levantamento foi realizado entre 26 e 28 de julho com 2.500 entrevistados no Distrito Federal e em 182 cidades dos 26 estados. As entrevistas foram feitas por telefone, com margem de erro de dois pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.







