Em um estado em que políticos costumam indicar esposas para assumir secretarias, amantes para cargos de chefia em hospitais, sobrinhos para altos cargos no Governo do Estado e filhos para os mais variados cargos, é impossível não desconfiar de qualquer candidatura que tenha vínculo de parentesco. É neste aspecto que a expectativa em relação à candidatura do administrador de empresas, Fernando Braide (PSC), era grande desde antes mesmo da campanha. Irmão mais novo do prefeito Eduardo Braide, Fernando conseguiu mostrar personalidade e simplicidade que o endossam como um dos grandes candidatos das eleições deste ano.
Em muItos aspectos a campanha de Fernando Braide lembra a campanha do próprio irmão em 2016. Naquela ocasião, Eduardo Braide investiu no corpo-a-corpo com o eleitor e na apresentação de ideias, simplicidade e personalidade. Por muito pouco não foi eleito contra tudo e contra todos. Mas, pavimentou o caminho para uma vitória esmagadora na eleição de deputado federal em 2018 e uma campanha tranquila na eleição de prefeito em 2020. Agora quem disputa é o irmão.
Em todas as eleições passadas as campanhas de parentes de prefeitos eram marcadas por muitas lideranças, estrutura gigantesca e poucas aparições do candidato.
Fernando Braide não tem o maior comitê da capital, não tem bandeiraços infinitos pela cidade, não ultrapassa o limite do aceitável na campanha de rua, não realiza carretas que fazem filas em postos de gasolina e, acima de tudo, tem na figura do próprio candidato sua maior força.
A agenda de visitas geralmente conta com cinco, ou seis, localidades por dia. Chegando até a 50 em na semana. E nem sempre o candidato é recebido por multidões. Uma passagem rápida pelas redes sociais de Fernando Braide revela a humildade de apresentar-se a três, quatro pessoas. E sempre com a mesma atenção e empenho que fala para milhares.
Simplicidade e personalidade que impedem possíveis críticas de adversários. Seria constrangedor dizer que Fernando está pegando carona na imagem do irmão. Tanto que o apoio do prefeito de São Luís veio apenas agora, na reta final.
Braide divulgou carta em que pede apoio ao irmão após a campanha já ser uma das maiores. Enaltece as virtudes pessoais e políticas, fala do quanto São Luis irá vencer se tiver um deputado tão trabalhador quanto é trabalhador o candidato.
Impedir que fosse apenas “o candidato do irmão” mostra personalidade. Ter uma campanha baseada em si mesmo mostra simplicidade. E esses são fatos sobre Fernando Braide que já o tornam um vencedor nesta campanha.
Resposta de 0
meu irmão nem combina contigo esse tipo de matéria PAGUÍSSIMA que, com certeza, tu não concorda em NADA com o que está escrito aí por assessoria.
Rapaz tudo que é blog apoia esse pilantra, esse cara esta mandando na prefeitura praticamente intimidando funcionários, o que ele fez no IPAM foi coisa de bandido. O jornalismo acabou mesmo