CONDENADO

Pena de Jair Bolsonaro pode ser executada no fim deste ano

Compartilhe
Bolsonaro condenado
Pena de Bolsonaro pode ser executada em dezembro. STF prevê cumprimento da sentença ainda este ano, com possibilidade de prisão domiciliar após período inicial.

MARANHÃO, 12 de setembro de 2025 – O ex-presidente Jair Bolsonaro pode iniciar o cumprimento de sua pena de prisão em meados de dezembro, de acordo com projeções do Supremo Tribunal Federal (STF). A execução da pena depende do cumprimento de todos os prazos processuais sem intercorrências. Inicialmente, o regime será fechado em um estabelecimento penal.

A defesa do ex-presidente aguardará a decisão do ministro relator, Alexandre de Moraes, sobre os embargos para, então, requerer a prisão domiciliar.

O tribunal tem até 60 dias para publicar o acórdão, mas a expectativa é que isso ocorra antes desse prazo. Posteriormente, os advogados terão cinco dias para embargos de declaração e 15 para infringentes.

Inscreva-se e não perca as notícias

Após a apresentação dos recursos, o relator solicitará um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decidirá sobre a admissibilidade deles.

A tendência, segundo a análise do processo, é pela recusa. A execução da pena seria o passo seguinte, com a Polícia Federal já preparando uma sala especial para recebê-lo, similar à usada pelo ex-presidente Lula em 2018.

Alguns ministros do STF reconhecem a probabilidade de Bolsonaro conseguir o direito à prisão domiciliar, citando seu estado de saúde mais delicado em comparação com o do ex-presidente Fernando Collor. Aliados do ex-presidente esperam que ele nem chegue a ser encaminhado a um presídio.

Parliamentares do PL avaliam que a sentença de 27 anos e três meses deve reforçar a mobilização por um projeto de anistia. Eles argumentam que a condenação supera penas de alguns condenados por assassinato com violência grave. O partido conta com o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para pressionar a pauta na Câmara.

Por outro lado, líderes governistas avaliam que há menos disposição no Centrão para aprovar uma anistia ampla.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x