
BRASÍLIA, 22 de abril de 2025 – O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) indicou a aliados próximos que deve recusar o convite do presidente Lula para assumir o Ministério das Comunicações. A decisão deve ser confirmada após reunião da bancada do União Brasil na Câmara, marcada para esta terça (22).
Segundo a Folha de S.Paulo, o parlamentar já informou integrantes da sigla sobre sua intenção de permanecer na liderança do partido na Câmara dos Deputados. A decisão busca evitar divisões internas e manter a coesão do grupo liderado pelo vice-presidente do União Brasil, Antônio Rueda.
Desde a saída do ex-ministro Juscelino Filho, o Ministério das Comunicações está sob comando interino da secretária-executiva Sônia Faustino Mendes. Juscelino foi exonerado após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por suspeita de desvio de recursos de emendas parlamentares.
Mesmo tendo seu nome defendido por figuras do governo, como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Pedro Lucas evitou confirmar a aceitação do cargo. Ele condicionou a decisão a consultas internas com sua bancada, em sinal de prudência diante das divergências políticas no União Brasil.
Com a provável recusa, o Palácio do Planalto reinicia as articulações para encontrar um nome para o Ministério das Comunicações. Entre os cotados estão os deputados Moses Rodrigues (CE) e Celso Sabino (PA), atual ministro do Turismo.
Outro possível indicado é um nome sugerido pelo senador Davi Alcolumbre (AP), que exerce influência nas nomeações da legenda.