
BRASÍLIA, 1ª de fevereiro de 2025 – O deputado federal Pedro Lucas Fernandes foi eleito líder do União Brasil na Câmara Federal nesta sexta (31). A escolha ocorreu por aclamação, garantindo ao parlamentar maranhense a função de comandar a bancada pelo biênio 2025/2026.
Com a nova posição, Pedro Lucas será responsável por coordenar a atuação da bancada, definir estratégias políticas e orientar votações. Também representará o partido em negociações com outras lideranças e com o governo federal.
O parlamentar integrará o Colégio de Líderes, instância que define a pauta de votações, além de poder indicar membros do partido para comissões permanentes e temporárias.
Como líder do União Brasil, Pedro Lucas também terá prerrogativas importantes, como o uso prioritário da palavra em plenário e a possibilidade de promover obstruções para defender os interesses da sigla. O parlamentar prometeu fortalecer o diálogo e buscar consensos em prol de pautas que promovam o progresso do país.
Nas redes sociais, Pedro Lucas expressou agradecimento à bancada e à Executiva Nacional do União Brasil.
“Expresso minha sincera gratidão às deputadas e aos deputados da bancada do União Brasil na Câmara pela confiança no apoio do meu nome para a liderança do partido. Em especial, agradeço à Executiva Nacional do partido, pelo apoio incondicional nessa jornada”, declarou.
Desde o ano passado, Pedro Lucas já era apontado como o próximo líder do União Brasil na Câmara Federal. A escolha por aclamação consolidou seu nome à frente da bancada e representou uma derrota para o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que tentava se manter no cargo.