PEC DA BLINDAGEM

PEC da blindagem é aprovada com maioria maranhense

Compartilhe
PEC blindagem
Maioria dos deputados do Maranhão, 15 de 18, votou a favor da PEC que amplia o foro privilegiado e altera regras para prisão de parlamentares.

BRASÍLIA, 17 de setembro de 2025 – A Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno, na noite de terça (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. O texto, apoiado pela maioria da bancada federal do Maranhão, amplia o foro privilegiado a presidentes de partidos e exige votação secreta do plenário para decisões judiciais que envolvam parlamentares.

O objetivo da medida é dificultar a prisão e a instauração de ações penais contra congressistas.

A medida foi aprovada com 353 votos favoráveis e 134 contrários, recebendo apoio maciço de partidos do Centrão e críticas da oposição. Do total de 18 representantes maranhenses, 15 votaram a favor da proposta. Por isso, a bancada do estado demonstrou forte adesão à medida de blindagem, que agora segue para nova votação.

Entre os deputados maranhenses que votaram “sim” estão Junior Lourenço (PL), Aluisio Mendes (UNIÃO) e Juscelino Filho (UNIÃO). Além deles, também apoiaram Márcio Honaiser, Marreca Filho, Pastor Gil, Pedro Lucas Fernandes, Allan Garces, Amanda Gentil, Cleber Verde, Detinha, Fabio Macedo, Hildo Rocha, Josimar de Maranhãozinho e Josivaldo JP.

Por fim, apenas três deputados federais do estado votaram contra a PEC: Márcio Jerry (PCdoB), Rubens Pereira Júnior (PT) e Duarte Júnior (UNIÃO).

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x