PARTIDO

PCdoB contesta eleição de Iracema Vale e força tese machista

Compartilhe
PCdoB partido
PCdoB alega exclusão de mulheres em ação no STF relatada por Cármen Lúcia, apesar de composição feminina na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

BRASÍLIA, 10 de dezembro de 2024 – O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) apresentou uma nova petição no Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da ação movida pelo Solidariedade e relatada pela ministra Cármen Lúcia, que questiona a eleição de Iracema Vale para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA).

No documento, o partido argumenta que mulheres teriam sido desvalorizadas no processo eleitoral da Mesa Diretora.

No entanto, os fatos demonstram que a deputada Andréia Rezende (PSB) foi eleita vice-presidente após a renúncia de Rodrigo Lago, então vice-presidente e membro do PCdoB. Além disso, Fabiana Vilar (PL) assumiu um cargo superior na hierarquia da Mesa, o que reforça a presença feminina na liderança da ALEMA.

A peça do PCdoB sugere que Andréia Rezende foi preterida, apesar de sua permanência na Mesa Diretora e da continuidade de uma mulher na presidência. Iracema Vale, do PSB, segue no comando da Assembleia, destacando-se como uma das poucas mulheres a ocupar o cargo.

O caso segue em análise no STF.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x