MARANHÃO, 24 de junho de 2024 – A direção do Partido Novo protocolou, nesta segunda (24), uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o instituto “100% Cidades Participações Ltda / 100 Cidades”. A ação visa a impugnação da pesquisa registrada sob o número MA 03336/2024.
O Partido Novo questiona a capacidade financeira do instituto, destacando que a pesquisa é autofinanciada, mas o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) referente ao ano de 2023 está zerado. Isso, segundo o partido, contraria as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com a representação, há uma incongruência nos dados apresentados pelo instituto. Embora tenha se registrado na Receita Federal como uma empresa de porte “DEMAIS” — categoria que inclui empresas com lucro anual superior a R$ 4 milhões —, o DRE não apresenta movimentação financeira.
Diante desses indícios, o Partido Novo solicitou ao TRE a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa até que a empresa comprove sua capacidade financeira para autofinanciar a pesquisa eleitoral.