CONGRESSISTAS

Parlamentares abusam de passaporte diplomático para família

Compartilhe
Parlamentares congressistas
Levantamento do Ranking dos Políticos aponta que 59% dos parlamentares concederam passaporte diplomático a familiares, apesar da finalidade oficial do documento

BRASÍLIA, 14 de janeiro de 2025 – Quase 60% dos parlamentares brasileiros emitiram passaportes diplomáticos para seus familiares, segundo pesquisa divulgada nesta quinta (13) pelo Ranking dos Políticos.

O estudo, intitulado “Grande Família? A farra parlamentar dos passaportes diplomáticos”, analisou a concessão do benefício entre os membros da atual legislatura da Câmara e do Senado.

De acordo com o levantamento, 594 parlamentares solicitaram passaportes diplomáticos. Destes, 352 concederam o documento a familiares, o que corresponde a 59% do total. Outros 194 emitiram apenas para si mesmos, representando quase 33% dos congressistas. Apenas 49 não requisitaram o benefício.

A concessão do passaporte diplomático é regulamentada pelo Decreto 5.978/2006, que estende o privilégio a deputados, senadores e seus dependentes.

O documento tem como objetivo facilitar o trânsito de autoridades em missões oficiais de representação do Brasil, mas, segundo a pesquisa, muitas dessas emissões ocorrem para viagens pessoais ou turísticas.

O levantamento revelou ainda que os partidos com mais emissões do documento no Senado são MDB, PSD, PL e PT. Na Câmara, os líderes no número de concessões são PL, PT, PP, União e Republicanos.

Além do uso questionável dos passaportes diplomáticos, a pesquisa apontou que, em 2023, os deputados federais gastaram R$ 3.734.534,66 em missões oficiais. Essas viagens garantem aos parlamentares o direito ao recebimento de diárias para cobrir despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento, tanto no Brasil quanto no exterior.

A pesquisa também identificou falhas na atualização de informações no Portal da Transparência da Câmara. Segundo Para Luan Sperandio, diretor de operações do Ranking dos Políticos, há omissões em registros de passagens e despesas, dificultando o acompanhamento dos gastos.

Compartilhe

Leia mais

Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade
Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade

TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA
TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA

Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos
Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.