
BRASÍLIA, 12 de março de 2023 – O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, indicou que o ministro Juscelino Filho pode deixar Ministério das Comunicações, haja vista que o partido União Brasil planeja reavaliar as indicações de seus ministros para cargos de alto escalão no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Em declaração à imprensa no Palácio do Planalto, Padilha afirmou que é natural que um partido queira fazer uma reformulação em sua representação. Durante uma reunião anterior, Lula se encontrou com ministros da coordenação política do governo, incluindo Fernando Haddad, Rui Costa, Paulo Pimenta, além de Padilha e os líderes do governo no Congresso Nacional.
O partido União Brasil, com uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados, indicou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, que está prestes a deixar a legenda devido a divergências internas. Além disso, o partido também indicou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, próximo ao senador Davi Alcolumbre (União-AP), e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que veio da base do partido na Câmara.
Embora Padilha tenha mencionado a possibilidade de mudanças, ele ressaltou que as decisões sobre a equipe ministerial são do presidente e expressou sua avaliação positiva do trabalho dos ministros até o momento. O líder do governo no Congresso Nacional, senador Jacques Wagner, confirmou que a possível mudança se concentra no cargo da ministra do Turismo e esclareceu que não se trata de uma reforma ministerial completa.
Wagner não vê possibilidade de mudanças além desses dois ministérios nos primeiros seis meses de governo, destacando que a discussão se refere a uma divergência interna no partido da base.