opções

INSEGURANÇA

Pacote de Dino contra crime organizado é tachado de ‘genérico’

Compartilhe
Dino insegurança
Especialistas disseram que o plano parece ter sido feito às pressas, quando o governo sofre desgaste pelo crescimento da violência no País.

BRASÍLIA, 03 de setembro de 2023 – O pacote de medidas lançado nesta segunda (2), pelo Ministério da Justiça para combater o crime organizado no País foi considerado por especialistas da área e integrantes da Comissão de Segurança Pública da Câmara como genérico e pouco resolutivo diante do desafio a ser enfrentado.

Não foram poucos os que disseram que o plano parece ter sido feito às pressas, no momento em que o governo Lula sofre intenso desgaste por causa do crescimento da violência no País.

Até mesmo na avaliação de aliados do governo, no entanto, o ministro demorou para apresentar uma resposta à sociedade, envolvendo-se em bate-bocas intermináveis com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Como mostrou a Coluna do Estadão, o presidente Lula foi alertado por auxiliares de que o governo perdeu o discurso da segurança pública e precisava agir rápido para conter o dano de imagem. Somente no mês passado, operações policiais na Bahia – Estado administrado pelo PT – deixaram mais de 70 mortos. O aumento do número de armas apreendidas na Bahia e o domínio de facções criminosas no Rio acenderam o sinal vermelho no Planalto.

Dino afirmou, por sua vez, que esse debate exige responsabilidade, respeito às leis e diálogo federativo. Irritado com as críticas, o ministro escreveu DIÁLOGO FEDERATIVO em caixa alta em post publicado no X (antigo Twitter). Ele tem destacado que 90% da segurança pública no Brasil é de responsabilidade dos Estados.

“Creio que injustos ataques políticos e extremismos mobilizam ‘torcidas’, mas não resolvem problemas”, argumentou o ministro, fazendo questão de deixar a mensagem, em seis tópicos, como post fixado.

Continue lendo

Compartilhe

Leia mais

Dengue Covid-19

ÓBITOS

Dengue supera covid-19 em mortes no Brasil em 2024
Dengue Covid-19

ÓBITOS

Dengue supera covid-19 em mortes no Brasil em 2024

Lula Levantamento

LEVANTAMENTO

Desaprovação a Lula atinge recorde desde o início do mandato
Lula Levantamento

LEVANTAMENTO

Desaprovação a Lula atinge recorde desde o início do mandato

Braide imposto

IMPOSTO

Fernando Braide critica aumento de taxas do Detran-MA
Braide imposto

IMPOSTO

Fernando Braide critica aumento de taxas do Detran-MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.