SÃO LUÍS, 09 de setembro de 2023 – Pacientes e seus familiares têm denunciado o descaso no Hospital Carlos Macieira devido a falta de equipamentos essenciais para atendimento médico, incluindo a carência de tomógrafos em pleno funcionamento. Além disso, procedimentos médicos necessários estão sendo adiados devido à insuficiência de recursos na instituição de saúde.
“Pacientes aqui no Hospital Carlos Macieira de São Luís estão perdendo suas vidas devido à falta do aparelho de tomografia, que encontra-se inoperante. Além disso, pessoas que sofrem de AVC estão perdendo suas vidas, e os médicos estão retardando procedimentos e permitindo que os pacientes sofram em leitos de UTI. Minha mãe está passando por uma situação degradante devido à falta de procedimentos, já que a tomografia era essencial, e o aparelho não está disponível. Agora, ela foi encaminhada para outro procedimento, que não será realizado devido à negligência dos anestesistas, que se recusaram a acompanhá-la após a saída de outro procedimento. Portanto, estamos indignados, pois o mínimo que deveríamos ter, a dignidade humana, nos é negado.”
Além do agravamento da falta de equipamentos médicos, a escassez de recursos e os cortes de gastos também atingiram as unidades hospitalares do governo do Maranhão. Desde a semana passada, o fornecimento de refeições no Hospital da Ilha passou a ser restrito, agravando ainda mais a precária situação na saúde pública do estado.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o equipamento de tomografia está em manutenção, estará disponível novamente até a próxima sexta (13), e afirmou que as solicitações de exames de tomografia estão sendo agendadas.