
SÃO LUÍS, 3 de abril de 2025 – Dois dias após o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (NOVO), criticar a educação pública no Maranhão, foi a vez do deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) também criticar o setor Bonfim e Othelino atingem diretamente o vice-governador, e também pré-candidato ao governo em 2026, Felipe Camarão (PT). O petista foi secretário de educação por cerca de sete anos, ocupando o cargo de março de 2016 a 31 de março de 2022 e de 6 de março de 2023 a julho de 2024.
CRÍTICAS
No caso de Lahesio, a crítica e os embates com Camarão já vêm de longa data. Em sua crítica, o ex-prefeito questionou o tempo de estadia do adversário à frente da secretaria. “O Maranhão não deixa os últimos lugares em índices educacionais em toda a federação”, disse em um vídeo publicado na última terça-feira.
O vídeo publicado por Othelino nesta quinta (3) também ataca frontalmente o setor liderado pelo vice-governador nos últimos anos. “Vejam a que ponto chegou o caos na educação pública no estado do Maranhão”.
Um dia após o vídeo de Bonfim, Camarão gravou vídeo acusando o ex-prefeito de espalhar fake news. Até o momento, o vice-governador não havia respondido ao vídeo do deputado.
FOGO AMIGO?
Othelino, até pouco tempo atrás, apresentava-se como aliado do vice-governador. Othelino lidera hoje uma oposição ferrenha ao governador Carlos Brandão na Assembleia Legislativa. Para muitos, a atuação do parlamentar enfraqueceu uma possível aliança entre governador e vice-governador. Acordo inicial entre ambos previa a saída de Brandão do governo em 2026 para que Camarão assumisse o cargo e disputasse a eleição.
As investidas de Othelino e de seu grupo, que também conta com a coliderança dos deputados Carlos Lula e Rodrigo Lago, despertaram a desconfiança do governador, que começou a cogitar um rompimento. Em meados de 2024, Camarão começou a sinalizar ao governador que não concordava com a postura dos aliados e que já havia comunicado sua insatisfação com a atuação dos parlamentares.
Desprezado pelos aliados, que chegaram a abrir negociações com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e aparecer em fotos, Camarão decidiu pelo rompimento e anunciou sua decisão semanas atrás.
O ataque de Othelino, corroborando críticas do maior adversário do vice-governador na atualidade, confirma o rompimento com Camarão e escancara a possibilidade de que Othelino deve apoiar Eduardo Braide nas eleições de 2026.
Uma resposta
Não há como não concordar com o Othelino. A educação no Maranhão continua de mal a pior. O povo já percebeu que o crustáceo é mais adepto do ôba-ôba do que de trabalho.