
MARANHÃO, 25 de novembro de 2025 – A Operação Verus foi deflagrada nesta terça (25), pelo Ministério Público do Maranhão e pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para combater um esquema de sonegação fiscal e adulteração de combustíveis.
A ação, que ocorre em São Luís, Imperatriz, Caxias e Timon, visa desarticular uma organização criminosa que simulava legalidade no setor de derivados de petróleo. O GAESF/MPMA e o GAECO atuam no caso, com apoio técnico do ICRIM, ANP e Instituto Combustível Legal.
As investigações identificaram uma série de irregularidades graves nos postos de combustível alvo da operação.
Entre os problemas estão a venda de produtos sem autorização da ANP e fortes indícios de fraude fiscal nas movimentações financeiras. Além disso, os fiscais apuram a suspeita de comercialização de gasolina adulterada, uma prática que coloca em risco direto a saúde do consumidor final.
Outra prática constatada foi o uso de maquininhas de cartão registradas em nome de empresas diferentes dos postos investigados. Essa manobra indica uma possível ocultação de receitas e o desvio de vendas para terceiros.
As movimentações financeiras desses estabelecimentos também se mostraram incompatíveis com sua capacidade operacional declarada.







