COMISSÃO

OAB/MA aciona polícia e detém falso advogado em sede da Ordem

Compartilhe
OAB/MA Comissão
Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia prende homem com documentação falsa praticando advocacia ilegal.

SÃO LUÍS, 02 de dezembro de 2023 – A Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA), através da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, solicitou a intervenção da Polícia Militar para deter um indivíduo flagrado exercendo ilegalmente a profissão nas dependências da Seccional Maranhense.

A ação ocorreu nesta sexta (1º).

Durante o interrogatório conduzido pelos membros da Comissão, com apoio da PMMA, foram identificados diversos indícios de documentação falsa apresentada pelo acusado. Posteriormente, ele foi conduzido à sede da Polícia Federal, em São Luís.

Após uma rápida investigação da PF, que confirmou as irregularidades, o acusado foi encaminhado ao Centro de Triagem.

Essa iniciativa está inserida na campanha promovida pela OAB/MA de Combate ao Exercício Ilegal da Advocacia.

A campanha envolve diversas comissões, incluindo a de Defesa das Prerrogativas e a de Fiscalização da Atividade Profissional, além do Tribunal de Ética e Disciplina e as 19 Subseções da Seccional. A denúncia inicial foi feita pela Comissão de Ética de Açailândia.

O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, enfatizou a gravidade do exercício ilegal da profissão, destacando que esse tipo de ação prejudica especialmente pessoas vulneráveis, como idosos, aposentados e pensionistas.

Além disso, representa uma concorrência desleal aos profissionais de advocacia que legitimamente passaram pelo Exame da Ordem.

“O exercício ilegal da profissão é uma ação perversa, pois é praticada, principalmente, em face de pessoas vulneráveis e mais suscetíveis, como idosos, aposentados e pensionistas, além de ser uma concorrência ilegal contra aqueles que se legitimam como profissionais em advocacia por meio do Exame da Ordem”, declarou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

Durante a semana, a Comissão de Fiscalização da OAB/MA realizou diligências nas Subseções de Chapadinha e Barreirinhas, visitando seis municípios do interior do estado.

O falso advogado que atuava em Açailândia, com mais de 700 processos, foi detido na sede da OAB/MA em São Luís, onde participaria de uma reunião.

A Comissão de Fiscalização tomou conhecimento da situação por meio da Comissão de Ética de Açailândia, que identificou a pessoa se passando por advogado.

O homem, ao ser questionado sobre a carteira da Ordem, apresentou uma documentação proveniente do Pará. Contudo, as investigações da PF revelaram que, na época de sua formação e do Exame da Ordem, ele estava preso em Goiânia.

Comprovada a falsidade do documento, o indivíduo foi preso em flagrante, enfrentando acusações de estelionato, documentação falsa e falsidade ideológica.

A Carteira Suplementar utilizada pelo falso advogado no Maranhão foi cancelada, e o processo para sua exclusão definitiva da Ordem está em andamento.
A OAB/MA também informou a OAB Pará sobre o ocorrido.

Compartilhe

Leia mais

AGU Iracema

ASSEMBLEIA

AGU considera constitucional reeleição de Iracema Vale
AGU Iracema

ASSEMBLEIA

AGU considera constitucional reeleição de Iracema Vale

Braide Ação

AÇÃO JUDICIAL

Braide recorrerá contra redução de créditos suplementares
Braide Ação

AÇÃO JUDICIAL

Braide recorrerá contra redução de créditos suplementares

Funai decreto

DECRETO

Funai ganha poder policial para proteger terras indígenas
Funai decreto

DECRETO

Funai ganha poder policial para proteger terras indígenas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.