
SÃO LUÍS, 08 de outubro de 2024 – Seis mulheres conquistaram uma das 31 cadeiras disponíveis no Legislativo, um aumento em relação ao pleito anterior, quando cinco vereadoras foram eleitas.
Esse crescimento, embora modesto, reforça a presença das mulheres na política local.
As vereadoras Concita Pinto (PSB) e Rosana da Saúde (Republicanos) foram reeleitas, garantindo a continuidade de seus mandatos.
Entre as novas eleitas estão Clara Gomes (PSD), Thay Evangelista (União), Flávia Berthier (PL) e Professora Magnólia (União), que assumem suas funções pela primeira vez na Câmara.
Além das seis eleitas, mandatos coletivos trouxeram mais quatro co-vereadoras para o Legislativo de São Luís, elevando o número total de mulheres ativamente envolvidas na Câmara para 10.
O Coletivo Nós (PT), que está em seu segundo mandato, conta com as co-vereadoras Raimunda Oliveira, Eunice Chê e Flávia Almeida. Já o Coletivo Unido (PRD) inclui a co-vereadora Professora Concita.
As eleições também trouxeram uma renovação de 41,9% na Câmara Municipal. Dos 31 vereadores, 13 não conseguiram a reeleição, e 13 novos parlamentares foram eleitos.
Os novos vereadores iniciarão seus mandatos em fevereiro de 2025, com término previsto para janeiro de 2029.