POBREZA EXTREMA

Número de moradores de rua aumenta em mais de 100% no Brasil

Compartilhe
população rua
População em situação de rua no Brasil cresce 142% desde 2019 e já soma 350 mil pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

BRASIL, 17 de outubro de 2025 – Cerca de 350 mil inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada aos benefícios sociais do governo federal) vivem em situação de rua. Em 2019, eram 144.777. Foi um avanço de 142% desde então. O aumento dessa população contrasta com o avanço de indicadores socioeconômicos no Brasil, muitos deles em seu melhor patamar histórico.

Na sexta passada, o IBGE divulgou que o número de brasileiros em insegurança alimentar grave (risco de fome) recuou em 2,2 milhões, para 6,4 milhões, menor patamar já registrado. Em julho, a ONU tirou o país do mapa da fome, ao constatar que menos de 2,5% da população brasileira corre risco de subnutrição.

A miséria e a taxa de desemprego nunca foram tão baixas no país, e a renda do brasileiro cresce. O Bolsa Família, principal programa social do governo, alcança 20 milhões de famílias, um salto em relação às 13 milhões de 2019.

Para o sociólogo Marco Natalino, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que estuda o fenômeno da população em situação de rua, não é só a economia que explica o aumento dos brasileiros nessa condição:

— Temos um sistema de assistência social melhor do que no passado, mas o crescimento dos benefícios não foi acompanhado em outras frentes. O número de centros de apoio, abrigos e albergues não expandiu na mesma velocidade.

Heitor Leonardo Silva, de 41 anos, está há um ano e meio sem endereço fixo. A dependência química o levou a se internar numa comunidade terapêutica, mas ele diz ter sofrido humilhações no local e resolveu sair de Belo Horizonte e vir para o Rio.

Com ensino médio incompleto, foi ajudante de cozinha, servente, digitador e secretário antes de ir morar nas ruas:

— Costumo ficar na (Praça da) Cruz Vermelha (Centro do Rio) e pego abordagem (funcionários da prefeitura que oferecem abrigo) todos os dias.

Continue lendo…

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cunha

Linhares, para você estabelecer uma pseuda realidade ligada à moradores de rua se faz também buscar as diversas causas que levaram determinadas pessoas a se encontrarem nessa situação degradante que é está à margem da dignidade humana. Não é preciso ser especialista ou sociólogo engajado nessa causa para perceber e constatar de que são as drogas que remetem variadas pessoas de diversas classes sociais à essa triste situação degradante!!!! Simples assim meu caro!!!!!!!!

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x