SÃO LUÍS, 26 de janeiro de 2024 – O partido Novo, desvinculado das alianças tradicionais no Maranhão, se tornou alvo de atenção para aqueles que buscam romper a polarização Braide vs Duarte na corrida pela Prefeitura de São Luís.
De acordo com Diego Emir, o presidente estadual Leonardo Arruda revelou que o pré-candidato oficial é Diogo Gualhardo Neves, mas diálogos estão em curso com os deputados Wellington do Curso e Dr. Yglesio, além do ex-secretário Simplício Araújo.
“Se a eleição fosse hoje, nosso candidato seria o professor Gualhardo. Mas estamos em diálogo com diversos nomes, e após o carnaval, tomaremos uma decisão definitiva”, afirmou Arruda.
Wellington, livre para filiar-se ao Novo após a incorporação de seu antigo partido, o PSC, pelo Podemos, enfrenta desgaste devido a um processo de cassação relacionado a suposta fraude na cota de gênero.
Dr. Yglesio, embora tenha obtido vitória no TRE/MA para sair do PSB, corre o risco de infidelidade partidária caso ingresse no Novo antes da análise pelo TSE. Simplício, ex-presidente do Solidariedade, é visto como uma opção palatável internamente no partido.
Entre os filiados do Novo, há defensores para todos os citados, mas a ala histórica e orgânica do partido favorece a permanência de Diogo Gualhardo, autorizado pelo diretório nacional a concorrer ao cargo.