NOVO GOVERNO
Nordman Wall assume a presidência da FAPEMA
Por José Linhares Jr • 08/03/2023
Compartilhe
Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho é professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A agência de fomento à pesquisa do Governo do Estado está sob novo comando. Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho, professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA),  assumiu a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O novo presidente iniciou o processo de transição na segunda-feira (6), quando reuniu com os servidores da instituição.

Wall ressaltou que sua gestão será pautada no compromisso de incentivar a pesquisa, apoiar a formação de recursos humanos qualificados e fortalecer as parcerias com empresas e instituições na promoção da inovação.

“Conduzirei com grande empenho e responsabilidade a FAPEMA para que a ciência, a tecnologia e a inovação continuem ocupando lugar de destaque no Maranhão e no país criando oportunidades para os pesquisadores de todas as regiões do Estado. Esta é a orientação que recebemos do governador Carlos Brandão”, afirmou Nordman, que estava acompanhando de Marco Noleto e da professora Adriana Carvalho.

No primeiro compromisso à frente da pasta, Nordman Wall reuniu-se com o ex-presidente da Fundação, André Santos, que deixa o cargo assumido em 2019. Também participaram do encontro os professores João Batista Bottentuit Junior, Kiany Sirley Cavalcante e o administrador Rodrigo Brandão Ferreira.

O ex-presidente da instituição, agradeceu ao governador Carlos Brandão e ao ministro Flávio Dino pela oportunidade de ter servido como presidente da FAPEMA. “Foi uma honra e um privilégio liderar essa importante agência de fomento à pesquisa e à inovação no Maranhão, juntamente com uma equipe de alto nível”, destacou André Santos. ”Deixo o cargo com o sentimento de dever cumprido, com um legado positivo para a pesquisa, a inovação e a tecnologia no Maranhão”, concluiu desejando sucesso ao novo presidente.

Perfil do novo presidente

Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho é mestre em Ciências Veterinárias (2008), com Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2003) e Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (1988).

Professor Assistente, nível 4, do Departamento de Clínicas Veterinária da UEMA, onde atua desde 1994. Também na unidade ocupou, até março de 2023, o cargo de assistente do Centro de Ciências Agrárias.

Foi diretor do Hospital Escola Veterinário/UEMA (1999-2003) e presidente do XXXI Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (2004). Neste mesmo ano ocupou também a chefia do setor de Patrimônio e Material da Casa Civil do Governo do Estado onde permaneceu até 2005. Foi coordenador do Centro de Zoonoses do município de São Luís/MA (2011 a 2012) e presidiu a Sociedade de Medicina Veterinária do Maranhão (2001-2005).

Foi presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (2007 a 2010) e hoje ocupa o cargo de Conselheiro Efetivo. Também ocupou a função de Conselheiro Efetivo Federal (2011 a 2016). Foi presidente da Comissão de Tomada de Contas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (2011 a 2013) e presidente da comissão para atualização do Código de Ética do Médico Veterinário.

Possui experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em bem-estar animal, atuando, principalmente, nos seguintes temas: clínica médica, cinofilia, deontologia e ética profissional. Novo presidente já cumpre agenda de trabalho no órgão reunindo com equipe de transição

Compartilhe
14/07/2024
POLÍTICA DE ÓDIO
Extrema-esquerda tenta assassinar Donald Trump nos EUA
13/07/2024
SESSÕES
Câmara terá só 9 sessões entre agosto e setembro de 2024
13/07/2024
EDUCAÇÃO
Deputado critica reformas escolares de SLZ em meio ao ano letivo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda