História

Nem o PCdoB escapou de ser traído por Flávio Dino

Compartilhe
Histórico de traições que abriga Zé Reinaldo Tavares, Jackson Lago, Tadeu Palácio, PT, PSDB, Weverton Rocha, Luciano Leitoa e tantos outros agora contra com o próprio ex-partido

Em 2006 o então ex-juiz Flávio Dino foi eleito sem praticamente fazer campanha com a ajuda do governador José Reinaldo Tavares e do candidato Jackson Lago. Pouco tempo depois o mesmo Flávio Dino foi alçado apoiado para as eleições em São Luís por Jackson Lago. Em 2010 Flávio Dino iniciou uma jornada de traições que teve como primeira vítima o ex-governador Jackson Lago e, 11 anos depois, alcança seu ápice com a traição ao próprio partido, o PCdoB.

A LISTA

Zé Reinaldo, responsável pelo nascimento político de Flávio Dino, foi defenestrado do grupo do comunista e abandonado por anos. Ao longo dos últimos anos Dino se colocou em lados opostos ao do mentor. Principalmente nas eleições da capital, São Luís. O auge aconteceu nas eleições de 2018, quando Zé Reinaldo foi implodido politicamente sem que Flávio Dino levantasse uma palha para ajudá-lo.

Jackson Lago, talvez a figura mais emblemática da esquerda maranhense, foi sabotado por Flávio Dino nas eleições de 2010. O comunista espalhava o boato de que Jackson era inelegível e aleijou sua candidatura. A intenção de Flávio Dino era destruir a imagem de Jackson e assumir o seu lugar como principal opositor ao grupo Sarney. Plano que foi bem-sucedido. Até hoje a família de Lago culpa Flávio pelo ocorrido.

Em 2008 Flávio Dino teve o segundo impulso na carreira política. Ao ver que seu candidato, Clodomir Paz, não iria decolar, o prefeito Tadeu Palácio apostou todas as fichas no novato Flávio Dino. Tadeu apoiou Flávio contra a vontade do governador Jackson Lago e contra a vontade do PDT. Flávio perdeu a eleição e em 2012, quando Tadeu pediu ao comunista que o apoiasse, Dino recusou o apoio que fatalmente resultaria na eleição de Tadeu elegeu Edivaldo Holanda Jr.

Antes de filiar-se ao PCdoB, Flávio Dino foi membro do PT. Eram constantes os elogios ao partido e a figura do ex-presidente Lula. Contudo, nas eleiçoes de 2014 Flávio Dino posou com Aécio Neves em convenção do PSDB e manifestou apoio ao tucano que enfrentava Dilma. Após ser eleito no 1º turno, Dino “mudou a chave” e traiu o PSDB ao embarcar, sem nenhum pudor, na campanha de Dilma.

Recentemente o senador Weverton Rocha, responsável por toda a articulação que fez o PDT embarcar no projeto de Flávo Dino e sacramentar sua primeira eleição em 2014, também foi traído. Weverton manifestou o desejo de ser candidato ao governo em 2022. Após analisar o cenário, o senador decidiu adiar os planos e indicar o vice na chapa de Brandão. Como o tucano deve assumir o governo no ano que vem, irá disputar a reeleição. Isso abriria caminho para Rocha disputar a eleição em 2026. Flávio Dino recusou a proposta e trata Weverton como adversário desde então.

Luciano Leitoa, ex-mandatário do PSB no estado, foi por toda a trajetória de Flávio Dino um de seus principais apoiadores no sul do Maranhão. Nesta semana Leitoa teve o partido assalto por Flávio Dino que articulou sua filiação e a deposição de Leitoa do cargo.

ATÉ O PCdoB

Após ser eleito no PCdoB, ser alçado ao cargo de maior liderança do partido no país e contar com toda a estrutura partidária para si por décadas, Flávio Dino deixou o PCdoB. Em suas entrevistas na nova legenda o governador evita citar o PCdoB. A saída, para manter a tradição, também abriga uma traição. Flávio Dino havia combinado de esperar a votação no plenário da Câmara dos Deputados um projeto do Senado, de autoria de Renan Calheiros (MDB-AL), que permite a dois ou mais partidos se reunirem em uma federação para que ela atue como se fosse uma única sigla nas eleições.

Nanico, o PCdoB corre o risco de acabar se não atingir uma votação mínima nas eleições gerais de 2022 (que é de 2% do eleitorado). Caso isso aconteça e o PCdoB não atinja essa votação, perderá recursos públicos, tempo de TV e estrutura na Câmara.

Ao invés de ajudar o partido, Flávio Dino apenas abandonou a legenda e mudou-se para outra que pode ser mais útil.

Nos grupos do partido o governador já é tratado como aquilo que é: um político traidor.

E assim vai sendo forjada uma carreira política baseada no uso das pessoas e instituições e no descarte dessas mesmas pessoas e instituições quando elas perdem utilidade para o projeto pessoal de governador. 

Compartilhe

Leia mais

CUT PT

EMISSORA SINDICALISTA

PT usa estatal para financiar estrutura de TV ligada à CUT
CUT PT

EMISSORA SINDICALISTA

PT usa estatal para financiar estrutura de TV ligada à CUT

Iracema PGR

ELEIÇÃO

PGR também pede indeferimento de ação contra Iracema Vale
Iracema PGR

ELEIÇÃO

PGR também pede indeferimento de ação contra Iracema Vale

Justiça determinação

DETERMINAÇÃO

Justiça exige retirada de ecopontos de áreas verdes em SLZ
Justiça determinação

DETERMINAÇÃO

Justiça exige retirada de ecopontos de áreas verdes em SLZ

Respostas de 4

  1. Alguns equívocos, algumas omissões e um posto tendencioso.
    Em 1º lugar, faltou incluir a traição de FD ao Rocha do bem, o Roberto Rocha.
    Em 2º lugar, não existe nada disso de compromisso de FD com o Rocha do mau, o Weverton. FD não vai dá asa pra cobra ou transportar o escorpião nas suas costas.
    Em 3º lugar, querer dá uma importância a Leitoa que Leitoa não tem, é apelar.
    Em 4º lugar, vê se uma postagem de mais um capacho que come das migalhas de Weverton.

  2. CONCORDO COM O POST, É UM TRAIDOR, QUE USA PESSOAS EINSTITUIÕES E AS ABANDONA.AINDA QUER CONTINUAR USANDO O PCDOB ATRAVÉS DO MARCIO JERRY. E CLARO QUE RECEBERÁ O TROCO, A LEI DO RETORNO NAO FALHA

  3. Linhares listou um rosário de traições e tu so contestaste uma. RR foi traído sim. Na politicagem suja dos dois, RR foi colocado no canto e nao tinha espaço no governo. Só tem espaço neste desgoverno que é da laia de FD. O resto, ele usa e descarta. Usou o MA para ter visibilidade e não fez nada pelo estado.
    Para os baboes que tem cargo comissionado por serem incompetentes e terem que babar ovo, FD é a maior desgraça que já teve no MA. E sujeito de caráter putidro e mesquinho. Um completo incapaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.