
MARANHÃO, 6 de agosto de 2025 – A deputada estadual Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, criticou a mudança no comando do PSB estadual durante entrevista nesta quarta (6).
Ela classificou como “triste” e “constrangedora” a transferência do controle do partido do grupo do governador Carlos Brandão para a senadora Ana Paula Lobato, sem consulta prévia às bases locais.
Iracema Vale afirmou que os deputados estaduais estão sendo forçados a aceitar uma linha política divergente. Na oportunidade, destacou que o grupo local contribuiu para o crescimento do PSB no estado, com eleição de prefeitos, vereadores e vices.
“Nós não traímos o partido, nem a sua ideologia. Pelo contrário, ajudamos o PSB a crescer no Maranhão, ampliamos o número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, fizemos movimentos partidários belíssimos. E agora estamos sendo obrigados a engolir uma direção que pensa diferente de nós”, declarou.
Além disso, citou o deputado Duarte, que também manifestou interesse em deixar a sigla.
A presidente da Alema adiantou que muitos parlamentares devem deixar o PSB na próxima janela partidária, período em que trocas de legenda não acarretam perda de mandato. Ela rejeitou a possibilidade de ser oposição dentro do próprio governo e afirmou que prefere uma definição clara de posicionamento.
“Se o PSB não tiver alinhamento com nosso grupo, nós não estaremos lá”, ressaltou.







