SÃO LUÍS

MP recomenda controle na execução de emendas pela Câmara

Compartilhe
Câmara SLZ
Promotores recomendaram medidas de controle e acompanhamento rigoroso, propondo a criação de um órgão interno de fiscalização.

SÃO LUÍS, 30 de janeiro de 2024 – O Ministério Público do Maranhão (MPMA) emitiu, na última sexta (26), uma recomendação à Câmara Municipal de São Luís, instando a adoção de medidas para o acompanhamento e controle efetivo na execução de emendas parlamentares destinadas ao atendimento das demandas da sociedade civil.

Assinado conjuntamente pelos titulares da 5ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, José Augusto Cutrim Gomes, e da 1ª Promotoria de Justiça Especializada em Fundações e Entidades, Doracy Moreira Reis Santos, o documento surge após mais de um ano de investigações sobre alegados desvios de emendas parlamentares na capital maranhense.

A recomendação direciona o presidente da Câmara, vereador Paulo Víctor, a criar um órgão de controle interno no prazo de até 60 dias, caso inexistente, com atribuição específica para fiscalizar o processo de execução das emendas parlamentares.

O MPMA também orienta a estabelecer diretrizes para assegurar maior transparência e efetividade na aplicação dos recursos públicos originários das emendas. Isso inclui a exigência de relatórios periódicos sobre o andamento dos projetos e a utilização dos recursos aplicados.

A recomendação sugere critérios na escolha e aprovação da entidade beneficiária, além da destinação e volume dos recursos públicos.

Enfatiza a necessidade de acompanhamento até a efetiva aferição da prestação de contas do projeto, tanto pelo Poder Executivo quanto pela entidade executora de interesse social.

O Legislativo Municipal foi recomendado a enviar a relação das entidades destinatárias de emendas parlamentares ao Ministério Público e promotorias especializadas, visando acompanhar a execução dos projetos, sem prejudicar outros órgãos de controle.

Os promotores de justiça solicitaram ainda que uma cópia da recomendação seja enviada ao prefeito de São Luís e que o presidente da Câmara Municipal providencie a divulgação do documento a todos os vereadores da cidade.

Os procedimentos em tramitação nas promotorias buscam apurar irregularidades na destinação e execução dos recursos públicos provenientes de emendas parlamentares de vereadores.

Entre as suspeitas, estão a falta de fiscalização e acompanhamento na execução dos projetos, bem como fraudes na prestação de contas por parte das entidades beneficiadas.

Conforme a Lei Orçamentária Anual do Município, o montante destinado a essas emendas é de R$ 87.525.792,00.

Compartilhe

Leia mais

Juscelino união

MINISTRO

Juscelino enfrenta incertezas na reforma ministerial de Lula
Juscelino união

MINISTRO

Juscelino enfrenta incertezas na reforma ministerial de Lula

Ex-vereador Luto

LUTO

Morre Benedito, ex-vereador recordista de mandatos em SLZ
Ex-vereador Luto

LUTO

Morre Benedito, ex-vereador recordista de mandatos em SLZ

PF Operação

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema de compra de votos em Nova Olinda
PF Operação

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema de compra de votos em Nova Olinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.