ADEQUAÇÃO

MP pede anulação de mandatos de dois vereadores no Maranhão

Compartilhe
Maranhão adequação
Promotor requer retotalização de votos proporcionais; município é um dos oito no Maranhão que não adequaram o número de cadeiras legislativas ao censo de 2022.

SÃO JOÃO DO CARÚ, 21 de novembro de 2024 – O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio do promotor Francisco de Assis Maciel Carvalho Júnior, protocolou nesta quarta (20) um pedido de retotalização de votos proporcionais para o cargo de vereador em São João do Carú, no Maranhão.

A ação visa adequar o número de cadeiras da Câmara Municipal ao limite constitucional, conforme os dados populacionais do Censo IBGE de 2022.

Atualmente, a Câmara de São João do Carú possui 11 vereadores. No entanto, o censo atualizou a população local para 12.251 habitantes, o que reduz o limite de vagas legislativas para 9, segundo o artigo 29, inciso IV, “a”, da Constituição Federal, além das normas estaduais e municipais pertinentes.

EXCESSO DE VEREADORES

Segundo o promotor, nas eleições de 2024, dois vereadores foram eleitos além do número permitido. “A eleição desses parlamentares configura desrespeito às normas constitucionais e legais que regem a composição das Casas Legislativas Municipais”, argumentou o representante do MP.

Caso o pedido seja acatado pela Justiça Eleitoral, os dois vereadores excedentes serão destituídos e não poderão tomar posse em 2025.

CONTEXTO ESTADUAL

Com essa petição, já são oito os municípios do Maranhão que enfrentam judicialização por não cumprirem a obrigatoriedade de redução no número de vereadores. São João do Carú se junta a Codó, Vargem Grande, Zé Doca, Bom Lugar, Buritirana, Lago Verde e Nova Olinda do Maranhão.

Outros seis municípios seguem sem judicialização, apesar da irregularidade: Alto Alegre do Pindaré, Monção, Cajapió, Joselândia, Magalhães de Almeida e Santo Amaro do Maranhão.

Compartilhe

Leia mais

CUT PT

EMISSORA SINDICALISTA

PT usa estatal para financiar estrutura de TV ligada à CUT
CUT PT

EMISSORA SINDICALISTA

PT usa estatal para financiar estrutura de TV ligada à CUT

Iracema PGR

ELEIÇÃO

PGR também pede indeferimento de ação contra Iracema Vale
Iracema PGR

ELEIÇÃO

PGR também pede indeferimento de ação contra Iracema Vale

Justiça determinação

DETERMINAÇÃO

Justiça exige retirada de ecopontos de áreas verdes em SLZ
Justiça determinação

DETERMINAÇÃO

Justiça exige retirada de ecopontos de áreas verdes em SLZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.